
Cultura, turismo e esporte
22
/
05/2025
22
/
05/2025
Durante a Virada Cultural 2025, período com shows gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, o Governo de São Paulo terá uma operação especial para garantir segurança e mobilidade a quem for curtir o evento. No fim de semana dos dias 24 e 25 de maio, trens e metrô funcionarão de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Além disso, haverá reforço no policiamento nas ruas e uma programação especial nos equipamentos culturais do Estado.
De sábado para domingo, os trens da CPTM vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Neste período, entre 00h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.
O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).
Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos.
Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre os dias 24 e 25 da Virada Cultural. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.
Durante o fim de semana da Virada Cultural, o Governo de São Paulo mobilizará 4,2 mil policiais militares, com apoio de aproximadamente 900 viaturas. A estratégia de segurança também inclui monitoramento em tempo real, por meio de câmeras fixas e móveis, drones operados pelos Comandos de Policiamento de Área, e o sistema Olho de Águia.
Os shows também contarão com reforço na segurança. Haverá a instalação da Sala de Gerenciamento de Incidentes, com a participação integrada das unidades da Polícia Militar e de demais órgãos envolvidos. Além disso, a PM usará torres de observação posicionadas nos principais palcos, contribuindo para a segurança do público e a rápida resposta a qualquer eventualidade.
Fonte: Agência SP (Governo do Estado de São Paulo)