Virada Cultural celebra música jamaicana com programação especial no Centro Histórico

Evento recebe grande encontro da cultura soundsystem, com Russo Passapusso, DJ Yellowman e mais

Lazer e Cultura

22

/

05/2025

Última atualização:

22

/

05/2025

Neste fim de semana, a Prefeitura de São Paulo leva à Virada Cultural um grande encontro com alguns dos mais emblemáticos representantes da cultura soundsystem do Brasil, na Pista XV de Novembro, no Centro Histórico. No sábado (24), a festa Fresh! Dancehall celebra 15 anos ao lado do DJ Yellowman, às 18h. No domingo (25), é a vez do cantor Russo Passapusso comemorar 20 anos de carreira em apresentação com o grupo Ministereo Público, às 12h. A equipe de sistema de som África Mãe do Leão também se apresenta nos dois dias, durante os intervalos da programação.

Focada em dancehall, digital e reggae, a tradicional festa Fresh! Dancehall celebrará no palco da Virada um importante capítulo da sua história. Seus quatro comandantes, os seletores Fepa, Magrão, Stranjah e Lys Ventura recebem, neste sábado, o deejay jamaicano Yellowman, ícone do dancehall, para se apresentar com o time.  

Quem passar pela XV de Novembro vai ver, entre mixagens no estilo juggling, ritmos dançantes e criados para a pista, seguindo a tradição de utilizar somente o melhor do acervo em discos de vinil, em sets que vão de Buju Banton a Patra, passando por Bounty Killer e Shabba Ranks. No domingo, Yellowman também se apresenta com a Royal Reggae Band na Casa de Cultura do Butantã, às 15h.

“Acredito que essa vai ser a participação mais especial da Fresh! na Virada Cultural por todo o contexto. Estamos completando 15 anos e estaremos com as principais equipes de som não só de São Paulo, mas também de Salvador. E, além disso, com o rei do dancehall, Yellowman, retornando ao Brasil depois de 30 anos", diz Lys Ventura, destacando ainda a importância do África Mãe do Leão. “Eles são uma das principais equipes de sistema de som de São Paulo, vindos da zona leste, com músicas sobre a riqueza da histórica africana e seus descendentes. É uma costura muito simbólica para a Virada Cultural deste ano. O AML vai amplificar todas as apresentações com seu soundsystem original, sintetizando essa missão de ser uma rádio ambulante para o show da Fresh! com Yellowman e do Ministereo Público com Russo Passapusso", diz a DJ.

Já no domingo, um dos fundadores do coletivo Ministereo Público, primeiro soundsystem da Bahia que atravessa a marca de duas décadas de existência, o cantor Russo Passapusso se apresenta ao lado do seletor Raiz e do dubmaster Regivan Santa Bárbara. A apresentação no centro da capital paulista será a primeira de uma série de apresentações do artista neste retorno às origens, com a missão de celebrar a cultura do sistema de som na sua base. Depois, a ideia é rodar o Brasil com o projeto.

“Aprendi no Ministereo Público que os ritmos baianos têm uma característica específica que se mistura facilmente com o reggae; raízes de uma árvore musical cheia de frutos. Seja no sertão, com um ragga virando repente, seja no litoral com um frevo se misturando num ska. O que emana disso na maioria das vezes é uma mensagem social crítica, pacífica e dançante", diz Russo.

No repertório, além de faixas que acompanharam o início de Russo junto ao Ministereo e os encontros ao longo desses 20 anos, estarão também canções dos discos solo do músico e do BaianaSystem.

SERVIÇO

Virada Cultural - Pista XV de Novembro

R. Quinze de Novembro, 194 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, CEP 01013-000

24/05/2025 (sábado)

Fresh! Dancehall e King Yellowan

Horário: 18h às 00h

África Mãe do Leão

Horário: 00h às 6h

25/05/2025 (domingo)

Ministereo Público e Russo Passapusso

Horário: 12h às 15h

África Mãe do Leão

Horário: 15h às 18h

A programação completa está no site da Virada Cultural. Para conferir as atividades do SESC na Virada, acesse o site.

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.