Caminhos Verdes com #TodosPeloCentro

Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central contempla a arborização de 118 km de vias na região central da cidade

Meio Ambiente

23

/

01/2023

Última atualização:

02

/

03/2023

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo projetaram para a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central a arborização de 118 km de vias na região central da cidade, o dobro do que existe atualmente.


São os chamados Caminhos Verdes, ruas arborizadas que promovem a conexão entre parques e praças, equipamentos públicos, sistema de transporte e outros pontos relevantes. O principal objetivo é melhorar a experiência dos pedestres, oferecendo maiores áreas de sombras e temperaturas mais amenas para o deslocamento.


Do total de 118 km de Caminhos Verdes previstos pela AIU do Setor Central, a proposta é de 60,7 km de novos caminhos e 57,4 km de recuperação de caminhos já existentes. A medida abrangerá 93 vias na cidade, entre elas, logradouros que apresentam intensa circulação de pessoas como as Avenidas do Estado, Rangel Pestana, Bom Jardim e Celso Garcia. E também áreas degradadas, como o entorno da região hoje conhecida como Cracolândia.


A proposta tem como referência intervenções aplicadas com sucesso pelo mundo. Entre elas, destaca-se a implantação de corredores verdes em Medellín, na Colômbia, que reduziu a temperatura média da cidade em 2°C.

Confira a localização dos Caminhos Verdes novos e Caminhos Verdes a serem qualificados no Quadro 1B da Lei 17.844/22 aqui.

Novas áreas verdes
Além dos Caminhos Verdes, a AIU do Setor Central prevê a implantação de 24 novas áreas verdes e a recuperação de 8 áreas verdes já existentes, como praças e canteiros. Entre as novas áreas verdes, destacam-se seis áreas próximas aos rios Tietê e Tamanduateí, local que hoje apresenta baixa capacidade de absorção de águas pluviais. Por outro lado, a Praça Nicolau de Morais Barros, na Santa Cecília, é um exemplo de área verde a ser requalificada.

Plantios
Visando aumentar a cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade do município, está previsto o plantio de mais 90 mil árvores na cidade de São Paulo. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realiza o plantio de incremento e a manutenção de mudas, por meio de empresa contrata, cujo trabalho é planejado, orientado e fiscalizado pelos técnicos da Divisão de Arborização Urbana (DAU). Os plantios são realizados de acordo com o Manual Técnico de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo, que estabelece as diretrizes para a escolha das espécies, preferencialmente nativas da Mata Atlântica, bem como os parâmetros para a escolha dos locais.

De junho a dezembro de 2022 foram plantadas 580 mudas nas Subprefeituras Mooca (278) e Sé (302), áreas de abrangência do PIU - Setor Central. Para o mês de janeiro, está programado o plantio de 120 mudas na região central.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.