São Paulo completa 472 anos com missa na Sé, entrega de equipamentos e extensa programação cultural

Prefeitura oferece à população neste domingo ônibus gratuitos e guias turísticos no Paulistar para celebrar o aniversário da cidade

Cultura, turismo e esporte

25

/

01/2026

Última atualização:

27

/

01/2026

São Paulo celebra neste domingo (25) seus 472 anos de fundação com uma programação que reúne atos cívicos, agenda cultural gratuita em diferentes regiões da cidade e a conclusão de uma semana marcada por entregas em áreas estratégicas como mobilidade, habitação, saúde, assistência social, segurança urbana e meio ambiente.

As celebrações oficiais tiveram início pela manhã, no Centro Histórico. No Pateo do Collegio, local da primeira construção da capital, foi realizado o tradicional ato cívico, com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, reunindo autoridades civis e militares. Em seguida, o prefeito Ricardo Nunes participou da missa solene na Catedral da Sé, igreja-mãe da Arquidiocese de São Paulo e patrimônio histórico da cidade, celebrada pelo arcebispo metropolitano, cardeal Dom Odilo Scherer.

“Quando se comemora um aniversário, é preciso ter motivos para essa alegria. E São Paulo tem muitos motivos para comemorar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “A cidade vive um momento importante, com recorde de investimentos, menor índice de desemprego da série histórica e avanços em todas as regiões.”

Na Catedral da Sé, o prefeito falou sobre a importância da cidade para o país. “Uma alegria enorme estarmos juntos aqui na Catedral para celebrar os 472 anos de São Paulo, nesta missa de homenagem à cidade, que é uma cidade acolhedora, uma cidade de todos, uma cidade do trabalho e da oportunidade. Quando a gente tem trabalho, a oportunidade e a paz, o povo se alegra”, disse.

Ricardo Nunes enumerou ainda os motivos para comemorar o aniversário da cidade. “Nós já concluímos 9.400 obras e estou hoje com 1.700 obras em andamento. Então a gente tem hoje uma condição financeira para continuar avançando nas questões importantes para a cidade, principalmente, na periferia.”

O governador Tarcísio de Freitas, que participou da missa ao lado do prefeito, destacou o caráter plural e histórico da capital. “Hoje é um dia extremamente especial, o aniversário da cidade de São Paulo, 472 anos. Uma cidade que recebeu italianos, japoneses, árabes e aprendeu com pessoas vindas de mais de 200 nações diferentes; uma cidade que a todos acolhe e abraça, onde a gente encontra tudo para ser feliz. São Paulo assistiu a grandes momentos da história, como o Grito do Ipiranga, a Semana de Arte Moderna, a Revolução de 32 e o movimento das Diretas. Uma cidade de muita cultura, excelente gastronomia, importante para o país — a nossa cidade, o nosso lar, o nosso mundo”.

Programação ao longo do dia

A programação do aniversário segue ao longo deste domingo com atividades culturais, shows, ações gastronômicas e inaugurações em diferentes pontos da cidade.

O Mercado Municipal Paulistano recebe mais uma edição do Espetáculo do Bolo, iniciativa realizada desde 2004, com a confecção e distribuição de um bolo comemorativo de 500 quilos, que, pela primeira vez, será uma releitura inédita inspirada na cúpula do próprio Mercadão. Sob a coordenação da Chef Dona Jô, referência na gastronomia social, a produção do bolo une técnica, criatividade e propósito. A chef lidera toda a logística e execução do projeto, convidando ex-alunas do projeto Gastronomia Empreendedora (iniciativa voltada à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade).

No Parque do Carmo, na Zona Leste, a programação musical começa às 14h, com apresentações de Vintage Culture, Mochakk e Anna. O espaço também recebe a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, conhecida pelas acrobacias aéreas e manobras sincronizadas.

Ainda na Zona Leste, será inaugurado o Núcleo Esportivo do Parque do Carmo, ampliando a oferta de esporte e lazer em um dos principais parques da cidade. O equipamento integra o processo de revitalização do parque, que soma mais de R$ 90 milhões em investimentos, e conta com campo de futebol com grama natural, quadras, pista de cooper, parquinho, academia ao ar livre e áreas de convivência.

Os museus e equipamentos culturais também oferecem programação especial. Museus estaduais, como o da Língua Portuguesa, da Imigração, Catavento e a Pinacoteca têm entrada gratuita. O MIS participa com acesso livre às exposições Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia. Detalhes sobre museus e atividades nas Fábricas de Cultura podem ser consultados aqui.

Um dos destaques da agenda cultural é o concerto “Mitos Sonoros – FilarMônica”, em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da capital. A apresentação ocorre às 17h, no Theatro Municipal, com a Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Wagner Polistchuk, e entrada gratuita mediante retirada de ingressos.

A programação completa do aniversário pode ser consultada aqui.

Para tornar o dia ainda mais especial, todos os ônibus circulam gratuitamente neste domingo, pelo programa Domingão Tarifa Zero. Além disso, as linhas Paulistar contam com uma operação especial para receber moradores e turistas, com reforço de guias e recepcionistas bilíngues em pontos estratégicos, auxiliando o público a desbravar a história e a cultura da cidade a bordo dos coletivos.

Entregas da semana do aniversário

As comemorações dos 472 anos foram antecedidas por uma semana de entregas importantes feitas pela Prefeitura em todas as regiões da cidade.

Segunda-feira (19) – Conclusão da segunda etapa da requalificação da Avenida Santo Amaro, na Zona Sul, totalizando 1,2 km de vias requalificadas.

Terça-feira (20) – Reforço da segurança urbana com a entrega de 100 novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana, armamento não letal e anúncio de concurso público para 500 novos agentes.

Quarta-feira (21) – Inauguração da Vila Reencontro Armênia II, ampliando a política municipal de atendimento à população em situação de rua.

Quinta-feira (22) – Entregas em Sapopemba, com inauguração do Parque Fazenda da Juta, entrega de 216 unidades habitacionais e mais de 1,2 mil títulos de regularização fundiária.

Sexta-feira (23) – Inauguração da UBS Vila Rubi, na Capela do Socorro, fortalecendo a atenção primária em saúde.

Sábado (24) – Reabertura da Marquise do Parque Ibirapuera, após obras de requalificação estrutural e de adequação.

Além das entregas, a semana do aniversário marcou o lançamento do livro “São Paulo, Cidade Verde – Um Guia de Todos os Parques Municipais da Capital”, publicação gratuita que reúne informações, histórias e dados sobre os 121 parques municipais da cidade.

Para o prefeito Ricardo Nunes, o aniversário reforça o compromisso coletivo com a cidade. “O maior presente que a gente pode dar para São Paulo é o amor por ela. Amor é cuidar, respeitar e entender que essa cidade é acolhedora e cheia de oportunidades”, afirmou.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.