Requalificação Urbana e Mobilidade
11
/
02/2025
11
/
02/2025
O prefeito Ricardo Nunes participou da entrega do Terminal Amaral Gurgel, em Santa Cecília, na região central, na manhã desta terça-feira (11). O terminal passou por obras de requalificação e benfeitorias, implantadas pela SP Terminais Noroeste por meio da Parceria Público-Privada com a Prefeitura, e supervisionadas pela SPTrans.
A concessão firmada entre a Prefeitura de São Paulo e as concessionárias SPS Vivacidade e SP Terminais Noroeste, em novembro de 2022, já permitiu a requalificação de 16 terminais de ônibus municipais da capital. Ao todo, mais de 365 mil passageiros, que utilizam os terminais em média por dia útil, são beneficiados com as melhorias.
“Esse é o 16º terminal entregue reformado, com acessibilidade, inclusive o Selo de Acessibilidade,a qualidade de comunicação, sistema de monitoramento, os banheiros totalmente requalificados”, pontuou o prefeito. “Isso dá mais qualidade de uso aqui para os passageiros, mas também para os funcionários, motoristas, cobradores. A gente vai avançando”, comemorou.
Segundo o prefeito, outros três terminais estão em reforma. “A gente vai entregar nos próximos meses e vamos concluir toda a parte de concessão das PPPs dos terminais.”
O terminal ganhou um bicicletário com mais que o dobro de vagas. São 90 espaços e com monitoramento contínuo feito pelas duas câmeras de segurança instaladas no local.
O Amaral Gurgel foi totalmente requalificado e está 100% acessível. Os mais de 2 mil passageiros que utilizam as sete linhas que operam no terminal diariamente passam a ter mais segurança, nova comunicação, novas instalações, espaços acessíveis e novos serviços.
Além das obras de acessibilidade, foi construído um Centro de Controle Operacional com 36 modernas câmeras de segurança que controlam a segurança e a operação do terminal, das áreas interna e externa, 24 horas por dia. Os banheiros foram reformados, houve aprimoramento da comunicação com os passageiros, nova identidade visual.
Quem usa o terminal já viu a diferença e aprovou as mudanças, como a enfermeira Ariana Rocha, 40 anos, que usa o local frequentemente para ir trabalhar. “Melhorou bastante a questão da segurança, com as câmeras e a iluminação. Os pontos de parada de ônibus também estão mais seguros com as divisórias, porque na pressa às vezes a gente atravessa no lugar em que não deve. Então ajuda bastante na segurança da travessia.”
Principais obras:
• Construção de um Centro de Controle Operacional com 36 modernas câmeras de segurança que controlam a segurança e a operação do terminal, das áreas interna e externa, 24 horas por dia,
• Nova estrutura do empreendimento e identidade visual característica da atual gestão,
• Novos sanitários, totalmente revitalizados com ambientes mais agradáveis e acessíveis. Construção de um sanitário família também acessível,
• Criação de sanitários exclusivos para pessoas com deficiência
• Novo bicicletário com mais que o dobro de vagas. São 90 espaços e com monitoramento contínuo feito pelas duas câmeras de segurança instaladas no local e vídeo-porteiro controlado diretamente pelo CCO,
• A comunicação das plataformas de embarque e desembarque é feita por seis Paineis de Mensagens Digitais (PMDs) e dois telões que permitem acompanhar os horários de cada linha,
• Selo de Acessibilidade Arquitetônica, chancelado pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo.
Sobre a SP Terminais Noroeste:
A SP Terminais Noroeste é a concessionária responsável pela gestão dos nove terminais da capital paulista que compõem o Bloco Noroeste: Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha.