Smart Sampa apresenta resultados na efetivação de prisões

Sistema também tem contribuído para a localização de pessoas desaparecidas

Segurança

22

/

11/2024

Última atualização:

22

/

11/2024

A central de monitoramento Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de vigilância com câmeras inteligentes do País, criado pela Prefeitura de São Paulo, já contribuiu para a prisão de 15 foragidos da Justiça. O sistema ainda auxiliou em aproximadamente mil prisões em flagrante e na localização de 23 pessoas desaparecidas.  

As câmeras de monitoramento, que iniciaram suas operações em fevereiro, passaram a contar, desde setembro, com acesso ao banco de dados de foragidos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.  

Com a integração, alertas de foragidos são emitidos na Central, que direciona os chamados para equipe mais próxima do suspeito. Entre os presos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), estão procurados pela Justiça condenados por roubo, homicídio e tráfico de drogas.  

As câmeras do Smart Sampa flagraram os foragidos em diversas regiões da cidade e em situações distintas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana nesta quinta-feira (14).  

“É resultado de um grande esforço em conjunto. A gente tem investido de maneira significativa em todas as frentes, com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e ações integradas com outros órgãos justamente para entregar à população garantia de mais segurança”, comenta o secretário municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti.  

As câmeras utilizam tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que emitem alertas automáticos para casos de vandalismo, furtos, identificação de veículos roubados, localização de pessoas desaparecidas e identificação de procurados pela Justiça. O sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.  

Mais de mil prisões realizadas
O Smart Sampa é uma das principais iniciativas da Prefeitura de São Paulo para reforçar a segurança pública e combater a criminalidade. O sistema de monitoramento contribuiu para aproximadamente mil prisões em flagrante, em crimes variados como furto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e descarte irregular de lixo.  

Além disso, o programa também localizou 23 pessoas desaparecidas graças à integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Atualmente, mais de 17 mil câmeras estão instaladas em pontos estratégicos da cidade, e até o final do ano serão 20 mil.  

A central de monitoramento, localizada na Rua Quinze de Novembro, 268, no Centro Histórico de São Paulo, opera 24 horas por dia, com o suporte de cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil Municipal.  

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.