“Seminário Leituras Históricas: economia feminina negra do século XIX à contemporaneidade” acontece em junho no MUB3, no Centro de São Paulo

No dia 4 de junho, terça-feira, o Museu da Bolsa do Brasil, abre suas portas para falar da participação das mulheres negras na economia

Lazer e Cultura

29

/

05/2024

Última atualização:

29

/

05/2024

O MUB3 – Museu da bolsa do Brasil realiza na manhã do dia 04 de junho, o “Seminário Leituras Históricas: economia feminina negra do século XIX à contemporaneidade”. A instituição reunirá duas especialistas no assunto para uma conversa em torno do tema.

O evento tem como objetivo abordar a participação das mulheres negras na vida econômica, sob uma perspectiva histórica, analisando também as consequências desse contexto na situação atual da mulher negra em termos econômicos e sociais.

As convidadas para o seminário, Antonia Quintão, professora e historiadora, e Bia Santos, CEO da Barkus, trarão suas visões e experiências sobre o tema e discutirão questões contemporâneas relacionadas à economia feminina negra, evidenciando, entre outros pontos, a relação entre cultura e economia.

O tema do seminário se relaciona com a exposição temporária do MUB3 “Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa”, que fica em cartaz até o dia 15 de junho, no Edifício JB, conhecido como Prédio das Moedas, no Centro Histórico de São Paulo. Eufrásia Teixeira Leite, primeira mulher brasileira a investir de forma independente, é considerada uma pioneira que desafiou convenções sociais e se destacou como uma grande mulher de negócios, porém, ocupava um lugar social específico, sendo branca da elite fluminense.

Quem não puder participar presencialmente do seminário, poderá acompanhar ao vivo pelo canal do MUB3 no YouTube. O evento terá tradução em Libras e o espaço também é acessível.

Seminário Leituras Históricas: economia feminina negra do século XIX à contemporaneidade

Dia 04 de junho, terça-feira, das 9h às 12h

Rua XV de Novembro, 275 – Auditório, Centro Histórico - SP Próximo à estação São Bento (290m).

Transmissão ao vivo pelo YouTube do MUB3. Participação gratuita.

Inscrições pelo link: Inscrição | Seminário Leituras Históricas - MUB3

Público-alvo: Estudantes de ensino médio, técnico e superior; pessoas interessadas em história da economia, questões de gênero e raça.

Acessível em Libras.

Programa

- 9h às 10h

Credenciamento e café de boas-vindas

- 10h

Abertura

- 10h05 às 12h

Palestra com Antonia Aparecida Quintão e Beatriz Santos

Palestrantes

Antonia Aparecida Quintão

Pós-Doutora com pesquisa sobre Diversidade e Inclusão na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde também realizou a sua graduação, mestrado e doutorado com estudos sobre Irmandades negras em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Foi coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente leciona e orienta pesquisas sobre Diversidade Racial nas Organizações. É Presidente de Geledés – Instituto da Mulher Negra, Vice-Presidente no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde é responsável pela organização dos eventos referentes a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) ONU-Resolução 68/237.

É conselheira no Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádios e TV Educativas, Pesquisadora Sênior no Núcleo África do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e consultora de Diversidade e Inclusão nas Organizações. Tem atuado também na área de formação de professores, letramento sobre questões raciais e orientações para a aplicação da Lei 10.639/2003. É autora de livros e capítulos sobre a história e a cultura da população negra, tendo participado do Conselho do Museu Afro Brasil Organização Social de Cultura. Seus livros podem ser encontrados em dezenas de universidades internacionais entre elas as Universidades de Zurich, Toronto, Amsterdam, Oxford, Harvard, Princeton.

Em 2019 escreveu o capítulo intitulado: Africa in Brazil: Slavery, Integration, Exclusion do livro: Brazil-Africa: Relations Historical Dimensions and Contemporary Engagements, publicado pela Editora James Currey no Reino Unido e o texto do e-book: Contribuições para a História do Protagonismo de Negros e Indígenas na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Penha de França, distribuído gratuitamente pelo Movimento Cultural Penha.

Bia Santos

CEO e fundadora da Barkus Educacional, edtech de inclusão e educação financeira investida pelo Google for Startups, Bia foi reconhecida pela Forbes na lista Under 30 na área de Ciência e Educação e na Powerlist 100 como uma das 100 pessoas negras mais influentes da Lusofonia em 2022; e Tech Entrepreneur Brasil no Women that Build Awards 2022. Além de vencedora do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc, na categoria Inovação em Finanças, foi homenageada pelo Mulheres Exponenciais 2023 na área de Tecnologia. Graduada em Administração pela UFRJ e Universidade do Porto, é, ainda, pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças. Conselheira da Cidade do Rio de Janeiro na frente de Equidade e Inclusão e do Conselho Estadual de Empreendedorismo Feminino (CEEF) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi nomeada para o International Visitor Leadership Program - IVLP, principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.