Lazer e Cultura
16
/
12/2024
16
/
12/2024
A infraestrutura robusta, oferta diversificada de atrações culturais e gastronômicas e eventos internacionais que reforçam seu apelo para o turismo de negócios levaram a cidade de São Paulo a ser eleita como um dos 100 melhores destinos do mundo em 2024, segundo o ranking da Euromonitor International. A capital paulista ficou na 47ª posição. Em 79ª lugar, o Rio de Janeiro é a outra única cidade brasileira a compor o ranking.
Esse é mais um resultado que vem coroar os investimentos feitos pela Prefeitura de São Paulo para impulsionar o turismo e se soma a outros prêmios recentes, como “O Melhor Destino Gastronômico” e “Prêmio Melhores Destinos 2024/25”. Veja mais aqui.
A cidade de São Paulo conta com a maior infraestrutura hoteleira da América do Sul, com 396 hotéis, que oferecem 38 mil quartos, permitindo a realização de diversos eventos simultâneos. Por isso, consolida-se como um local estratégico para os promotores de eventos.
“O reconhecimento da cidade de São Paulo como um destino turístico cada vez mais diverso e potente é o resultado de ações estratégicas do poder público e dos empresários, que enxergam aqui um potencial ainda maior de crescimento global, resultando em mais oportunidades e crescimento”, afirma o secretário Municipal de Turismo, Rui Alves. “Para 2025, a perspectiva é avançar ainda mais, com promoção e fomento ao turismo, investindo em eventos do nosso calendário, como o São João Paulo e o Festival do Café, além de apoiar a realização dos demais”, acrescenta.
Uma projeção da Prefeitura de São Paulo aponta que a capital paulista vai fechar 2024 com o melhor desempenho no turismo em diferentes indicadores desde 2020, com destaque para ocupação hoteleira e número de passageiros nos aeroportos. Leia aqui.
E o ano de 2025 promete novamente ser de grandes números nesse setor, já que nada menos do que 33 shows e festivais de música com nomes internacionais já estão agendados na cidade de São Paulo, com público estimado de 1,7 milhão de pessoas, segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Prefeitura.
Para o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, São Paulo reúne uma série de vantagens que contribuem para esse resultado. “Tem espaços para montagens com público acima de 50 mil, 100 mil pessoas por dia, todos servidos por transporte público de qualidade. Tem mercado de consumo local e a melhor conexão com todos os demais centros econômicos do País, e por fim uma rede de apoio com hotelaria para todos os públicos, gastronomia, comércio e serviços”, explica.
Considerando que, em média, 20% dos participantes são turistas (interior paulista e estados vizinhos, principalmente), a cidade deve receber 340 mil pessoas de fora, atraídas apenas pelos nomes internacionais. Em 2024, o gasto médio de cada um desses visitantes foi estimado em R$ 2 mil, totalizando um faturamento de R$ 680 milhões. Neste ano, considerando os shows nacionais e internacionais, a cidade estima ter faturado mais R$ 2 bilhões somente com a vinda de turistas.
Análise de dados
A Euromonitor International lidera em análise de dados e pesquisa em mercados, indústrias, economias e consumidores. Seu ranking aponta que os consumidores estão priorizando experiências únicas e responsáveis, transformando essas escolhas na nova moeda do turismo. Em 2024, por exemplo, as cidades globais aproveitaram cada vez mais eventos esportivos e culturais para impulsionar as receitas do turismo.