Social
21
/
06/2024
24
/
06/2024
A 3a edição da Virada ODS da Prefeitura de São Paulo está programada para acontecer neste sábado e domingo, dias 22 e 23 de junho, e conta com a participação de todas as Secretarias da Cidade de São Paulo para garantir sua realização. O evento trata-se de uma iniciativa voltada para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e oferecerá apresentações artísticas, atividades para crianças, palestras e atendimento à população.
A contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para a Virada ODS se dá a partir de seus programas, como Cate - Centro de Apoio ao Empreendedorismo e Trabalho, Fashion Sampa, Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, Observatório da Gastronomia, Mãos e Mentes Paulistanas e Sampa+Rural, que estarão presentes durante todo o evento, expondo, vendendo ou prestando serviços aos munícipes presentes.
“O mundo precisa mudar e a mudança começa por nós, em nossa cidade. Por isso a Prefeitura de São Paulo está organizando a Virada ODS, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esperamos que fique um pouco mais fácil alcançar as metas de Desenvolvimento de Sustentável que nosso planeta precisa”, declara a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
Programação
O Mãos e Mentes Paulistanas participa da Virada ODS em ambos os dias, das 10h às 17h, com sua feira de artesanato e manualidades dos artesãos do programa. Durante o evento, serão vendidos e expostos produtos feitos à mão com diversas técnicas, como cerâmica, pinturas, bordados, crochê, acessórios, itens de decoração, moda pet e muito mais, promovendo o incentivo ao setor de artesanato e manualidades da cidade.
Os serviços do Cate e Ade Sampa também marcam presença na Virada ODS, das 10h às 17h e das 10h às 12h, respectivamente. Após as 12h, os serviços da Ade Sampa continuam com abordagem do público no evento. Durante os dois dias de evento, será oferecido atendimento aos trabalhadores e empreendedores paulistanos, com encaminhamento para processos seletivos, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, declaração anual do MEI, regularização das dívidas do MEI, orientação de como obter microcrédito e muito mais.
O programa Fashion Sampa também vai atuar no evento, com a atividade “Busca da Moda Perfeita”, um jogo do Instituto Ecotece, sobre a cadeia de moda e os caminhos para uma produção mais ética, limpa e inclusiva. Esta acontece no domingo (23), das 13h às 15h, na Sala dos Corpos Artísticos dentro da Praça das Artes, e para participar não são necessárias inscrições prévias.
Já o Sampa+Rural faz sua parte na virada ODS com as feirinhas de produtos orgânicos e naturais dos agricultores participantes do programa, que acontecem das 10h às 17h no sábado e domingo do evento. Todos os produtos que serão vendidos e expostos durante os dias foram plantados, cultivados e colhidos nas hortas urbanas impulsionadas pelo programa, desta forma valorizando a atividade agrícola na capital, e o trabalho destes agricultores.
E por fim, os Afroempreendedores do Observatório da Gastronomia levam cor e sabor ao evento, com food trucks, bikes e barracas com itens diversos, como pasteis, doces, salgados e mais. O programa estará presente durante ambos os dias, das 10h às 22h garantindo a alimentação do público presente.
Sobre a virada ODS
As ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas estabelecidas pela ONU e as lideranças de cada país, para alcançar objetivos como a erradicação da pobreza, segurança alimentar, redução de desigualdades,e muitos mais. A intenção é garantir que ações sejam tomadas para que as coisas mudem, ou ao menos comecem a mudar até 2030. A Virada ODS deseja engajar a população nessas ações de desenvolvimento sustentável, e pode ser considerada o maior evento do tipo promovido em todo mundo, graças a sua vasta programação.
Serviço
Virada ODS
Data: 22 e 23 de junho
Horário: 10h às 20h
Local: Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281