Programa Smart Sampa avança na capital com 10 mil câmeras em funcionamento

Em três meses de início do monitoramento do Programa, a cidade já alcançou bons resultados com o uso das câmeras inteligentes

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) iniciou em agosto de 2023 o Programa Smart Sampa. O maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da cidade de São Paulo formulado com as mais modernas tecnologias disponíveis. O Programa é uma das iniciativas da gestão municipal em reforço à segurança na capital e prevê a instalação de 20 mil equipamentos até o final de 2024.

O início do monitoramento do sistema Smart Sampa correu em 9 de fevereiro deste ano e logo na primeira semana o Programa localizou uma mulher desaparecida, por meio do banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e mais outras quatro pessoas desaparecidas foram localizadas e hoje estão com suas famílias.

O sistema e as câmeras são equipados com diversos algoritmos, como leitores de placa, alerta de intrusão, reconhecimento facial, etc. Essas câmeras são instaladas em pontos estratégicos da capital e representam uma adição crucial ao sistema de segurança da cidade, oferecendo uma camada adicional de proteção e vigilância nesses locais. Esse recurso avançado permite que os agentes de segurança identifiquem prontamente qualquer procurado da justiça ou uma intrusão não autorizada, possibilitando uma resposta imediata e eficaz para inibir potenciais ameaças a segurança e ao patrimônio público.

Na madrugada da última terça-feira (16), na Consolação, região central da cidade. As câmeras monitoradas pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana permitiram a identificação de dois suspeitos que furtavam peças de um veículo estacionado. A plataforma gerou um alerta de furto e a Guarda Civil Metropolitana foi acionada previamente, direcionando a viatura mais próxima do perímetro. Em 3 minutos, os agentes já estava no local efetuando prisão em flagrante.

Atualmente a cidade de São Paulo conta com 10 mil câmeras instaladas e em funcionamento na plataforma Smart Sampa. O Programa prevê a integração com outros órgãos como CET, SAMU, Polícias Civil e Militar, dentre outros. Tal integração permitirá por exemplo, que pessoas foragidas da justiça possam ser identificadas por meio do reconhecimento facial, bem como veículos roubados que circulam pela cidade.

O funcionamento do programa vem avançando de forma gradual e a gestão acredita que até o fim do ano a cidade de São Paulo já tenha bons resultados em relação a queda na criminalidade na capital.

Para os próximos dias, está previsto o lançamento de um chamamento público para que empresas privadas, concessionárias e munícipes possam integrar suas câmeras com a plataforma Smart Sampa. A integração tem o propósito colaborativo e não há custos nem para a gestão municipal e para o colaborador. Esta iniciativa permitirá a integração de mais 20 mil câmeras, podendo chegar ao total de 40 mil integradas na capital.