Prefeitura oficializa doação da Parque Princesa Isabel ao Estado para viabilizar a transformação da região central

Prefeito Ricardo Nunes assinou em evento com governador Tarcísio de Freitas projeto de lei que concede área para a construção do novo centro administrativo do Governo do Estado

Requalificação Urbana e Mobilidade

27

/

03/2024

Última atualização:

27

/

03/2024

O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que transfere para a gestão estadual a posse do Parque Princesa Isabel e todo o complexo que hoje abriga o terminal Princesa Isabel, dentro do projeto de transformação da região central de São Paulo, com a construção do novo centro administrativo do Governo do Estado, nas áreas delimitadas pelas avenidas Duque de Caxias e Rio Branco, pelas ruas Helvétia e Guaianases, pelas Alamedas Glete, Dino Bueno e Barão de Piracicaba e pelo Largo Coração de Jesus.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a integração com o Governo do Estado tem sido fundamental para realização das ações. “Nosso trabalho é para poder levar qualidade de vida para população de São Paulo. Esse projeto do centro fez parte das ações e compromissos do governador Tarcísio [de Freitas] quando candidato, veio avançando e hoje chega a um dos passos mais importantes”, disse Nunes, em evento no Palácio dos Campos Elíseos, ao lado do governador Tarcísio de Freitas, que lançou o Concurso Público Nacional de Arquitetura para selecionar o projeto que servirá de base para uma das maiores intervenções urbanas já vistas no país.  

“A gente já avançou muito, tem muita coisa para fazer, mas existe uma direção, um norte”, completou Nunes, apontando que o Hospital da Mulher foi construído pelo Governo do Estado em uma área cedida pela Prefeitura de São Paulo.  

Nunes ainda destacou que a chegada da internet fez com que muitas pessoas mudassem suas formas de consumo e se distanciassem dos grandes centros. “Hoje você está na sua casa e pega o celular, o seu computador e tem qualquer tipo de produto entregue na porta da sua casa. Vamos fazer ações para que a gente possa ter um centro revigorado dentro das características dos dias atuais. A gente tem uma grande possibilidade, estamos fazendo e podemos melhorar ainda mais o turismo no centro, com a sede administrativa e trazendo moradia para o centro de São Paulo”.

“É, de fato, um dia especial e um marco na história da cidade de São Paulo. Um marco que representa uma retomada, uma história que a gente quer recuperar e tornar este sonho uma realidade”, afirmou o governador. “A gente está obstinado em fazer a diferença. Isso é possível se houver integração entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, e essa integração existe”, reforçou Tarcísio.

Esplanada
A proposta prevê a transferência do gabinete de governo para a região dos Campos Elíseos e a manutenção do Palácio Bandeirantes como residência oficial do governador e sede do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado. Já a praça Princesa Isabel e seu entorno vão se tornar uma esplanada com novos edifícios para centralizar todas as secretarias, fundações e autarquias estaduais. O Governo de São Paulo estima que ao menos 22 mil servidores públicos passarão a atuar no novo complexo com a mudança.  

Atualmente, estes órgãos estão alocados em cerca de 60 prédios e edifícios espalhados por diversas regiões e distritos da capital. A intervenção urbana vai assegurar mais eficiência administrativa e financeira com a centralização dos serviços estaduais e liberar o patrimônio imobiliário do Estado para usos diversos.  

A transferência da sede do Governo de São Paulo, além de contribuir para a reocupação e revitalização da região central da capital, também vai reduzir custos administrativos e financeiros da gestão, otimizar a eficiência e produtividade na prestação de serviço ao cidadão e atrair mais investimentos para a cidade. Veja mais informações aqui.

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.