Requalificação Urbana e Mobilidade
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A Prefeitura de São Paulo iniciou, nesta quarta-feira (7), a maior obra de recuperação e restauro já realizada no Viaduto Santa Ifigênia, no Centro da cidade. Com previsão de ser concluída em agosto, a obra está autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e vai preservar as características originais do viaduto - como as tradicionais pastilhas - e recuperar seus elementos arquitetônicos.
Uma das ações da obra, que tem investimento de R$ 6,5 milhões e faz parte do Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da Prefeitura, é a recuperação do revestimento do viaduto, com a reconstrução da laje e a recolocação das tradicionais pastilhas que compõem o piso. Para preservar as características originais do viaduto, as pastilhas serão substituídas por outras idênticas às atuais.
Será realizada também uma impermeabilização da laje. Já a base será regularizada para garantir uma fundação sólida e duradoura. Essas medidas são essenciais para a segurança e a funcionalidade do viaduto a longo prazo.
Com 225 metros de extensão, o Viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 26 de julho de 1913 e é um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a Avenida Prestes Maia.
De estilo art nouveau, ele teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi montado entre 1910 e 1913. Na época, sua função era melhorar o trânsito e a circulação de carros, carruagens e bondes, mas acabou sendo transformado em passagem exclusiva para pedestres nos anos 1970, após passar por uma reforma.