Prefeitura de São Paulo lança edital de projeto que irá requalificar o Parque Dom Pedro II e entorno

Proposta inclui novo Terminal Intermodal, ampliação de áreas verdes e intervenções viárias, além de ativação comercial e sociocultural

Requalificação Urbana e Mobilidade

22

/

09/2024

Última atualização:

29

/

10/2024

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Governo Municipal (SGM) e Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP), publica no próximo dia 23 de setembro um edital de parceria público-privada, que visa requalificar o terminal Parque Dom Pedro II e as áreas do entorno. O projeto, que foi estruturado com apoio da São Paulo Parcerias, passou por consulta e audiência pública, realizada em janeiro deste ano.


A proposta prevê a recuperação do antigo Parque Dom Pedro II a partir de uma série de obras estruturantes de infraestrutura na região central da cidade. A área, que um dia abrigou o primeiro parque urbano da cidade, é hoje visitada diariamente por aproximadamente 113 mil pessoas e é o local do maior terminal de ônibus do município, com mais de 78 mil passageiros por dia.


Com um volume de investimentos de aproximadamente R$ 744 milhões, o projeto tem como ponto de partida a modernização do Terminal Parque Dom Pedro II, que será ampliado, integrado à estação Pedro II do Metrô, ao Expresso Tiradentes e, futuramente, conectado ao BRT da Radial Leste e ao VLT do Centro. Junto à reformulação do Terminal, o projeto incluirá obras estruturantes de drenagem e a criação de aproximadamente 100 mil m² de novas áreas verdes. As novas áreas verdes, associadas a soluções de macro e micro drenagem, tornarão a região mais preparada para as mudanças climáticas.


A requalificação das praças Ragueb Chohfi e Fernando Costa, a implantação de quiosques, pistas de skate e mobiliário urbano também estão previstas, criando espaços para a promoção de eventos, atividades e serviços para a população.


Mobilidade
Com foco na mobilidade ativa, na integração intermodal e no bem-estar dos moradores e visitantes do centro, serão feitas diversas obras de reorganização e simplificação do viário da região, tornando o tráfego mais seguro e acessível ao pedestre e ao ciclista.


Nesse sentido, é previsto o alargamento da Avenida do Exterior, a implantação de uma nova ponte do Carmo em substituição aos Viadutos Antônio Nakashima e 25 de março, além da reorganização da Rua da Figueira e Avenida Mercúrio. Estão previstos o alargamento e implantação de calçadas, além da criação de novas ciclovias, faixas azuis para motociclistas e faixas exclusivas de ônibus.


A proposta promoverá a ativação de toda a região, potencializando o turismo, conectando diversos pontos de interesse da região, como o Mercado Municipal, o Museu Catavento, a Rua 25 de Março e o futuro Sesc. O novo Parque Dom Pedro II será o elo entre o Centro e a Zona Leste, gerando um novo espaço público emblemático e democrático, devolvendo a cidade para as pessoas, com ênfase no bem-estar, segurança, lazer e facilidade de acesso, 24 horas por dia.


PPP
O projeto será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada, com prazo de 30 anos. O futuro parceiro também será responsável pelos serviços de limpeza, conservação, vigilância, manejo de áreas verdes e promoção de atividades gratuitas para a população. O acesso ao Novo Parque Dom Pedro II permanecerá gratuito e, como contrapartida, a empresa parceira poderá realizar atividades comerciais e eventos.


Após o período do edital, a sessão de licitação está prevista para janeiro de 2025.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.