Prefeitura de São Paulo apresenta projeto Esplanada Liberdade

Consulta pública é lançada dia 3 de setembro e evento de apresentação do projeto ocorre dia 4, na Associação Cultural Assistencial Liberdade

Lazer e Cultura

02

/

09/2024

Última atualização:

29

/

10/2024

A Prefeitura de São Paulo, por meio do comitê intersecretarial #TodosPeloCentro, coordenado pela Casa Civil e em conjunto com a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias e a São Paulo Parcerias, realizará evento para apresentação e divulgação da consulta pública do projeto “Esplanada Liberdade”, no dia 4 de setembro, às 19h, na Associação Cultural Assistencial Liberdade (ACAL).

A iniciativa tem como objetivo compartilhar, de forma detalhada, o projeto, que inserirá, no tradicional bairro da Liberdade, um novo espaço público que integrará cultura, comércio, gastronomia, lazer, turismo e serviços. A apresentação inaugura o período de consulta pública do projeto, que seguirá até o dia 18 de outubro, período no qual a população poderá apresentar suas dúvidas e sugestões. A audiência pública será realizada em 9 de outubro.


O projeto Esplanada Liberdade faz parte do esforço de requalificação urbana da região central de São Paulo, destacando-se como um exemplo de integração entre a preservação cultural e o desenvolvimento econômico da cidade, gerando novos empregos, investimentos e renda.

A proposta prevê a criação de uma grande esplanada pública totalizando mais de 10 mil metros quadrados, a partir da construção de três lajes entre os viadutos Guilherme de Almeida, Mie Ken, Cidade de Osaka e Shuhei Uetsuka, acima da Radial Leste-Oeste. O novo espaço abrigará praças públicas, espaços de permanência e lazer, um teatro e Centro de Memória e Cultura, além de novos empreendimentos comerciais, conciliando esforços públicos e privados na valorização da história e cultura da região.

Este evento é uma oportunidade para que a população conheça de perto a proposta e compreenda as transformações planejadas pelo município para a Liberdade, um dos bairros mais icônicos de São Paulo.

Histórico do projeto e próximos passos
O projeto Esplanada Liberdade teve como ponto de partida o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado entre 2022 e 2023, que resultou no recebimento de quatro estudos técnicos de viabilidade, com o intuito de auxiliar a administração pública municipal na concepção arquitetônica e de engenharia para o projeto.

Agora, o projeto passará pela fase de consulta pública, que tem como principal objetivo colher contribuições da sociedade civil e de outras partes interessadas, visando aprimorar e ajustar a proposta antes da publicação definitiva do Edital de Licitação para a escolha da empresa que será responsável pelas obras e operação do projeto.

A Prefeitura de São Paulo trabalha com a expectativa de publicar o edital para a licitação ainda em 2024. Assim, o parceiro privado selecionado será responsável, no período de 30 anos, pela implementação, administração, manutenção e ativação da Esplanada Liberdade, com um investimento estimado em 333 milhões de reais ao longo de todo contrato.

Para participar da Consulta Pública
O prazo da Consulta Pública, com duração de 45 dias, encerra-se em 18 de outubro. Durante esse período, poderão ser apresentadas sugestões e pedidos de esclarecimento por meio do e-mail esplanadaliberdade@prefeitura.sp.gov.br ou por meio da Audiência Pública Virtual, marcada para o dia 9 de outubro.

Todos os documentos relacionados ao projeto estão disponíveis no site da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias. No site, é possível acompanhar cada etapa do processo e obter o link para participar da Audiência Pública.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.