Prefeitura de São Paulo anuncia a 3ª Edição da Virada ODS no Centro de SP, com apoio da ONU

Evento busca popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e traz shows, palestras e ações de conscientização acerca da sustentabilidade

Lazer e Cultura

A Cidade de São Paulo receberá a 3ª edição da Virada ODS, evento realizado pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, que estabeleceu 169 metas a serem atingidas até 2030.

O intuito da Virada ODS é engajar a população em ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nenhuma outra cidade promoveu o tema com uma programação semelhante, o que faz do evento o maior já realizado mundialmente. As ações da chamada “Agenda 2030” compreendem erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Para 2024, a Prefeitura de São Paulo celebra a terceira edição do evento, reforçando seu compromisso na implementação das metas dos ODS a nível local. Em 2018, por meio da Lei 16.817, os ODS foram adotados como diretrizes das políticas públicas em âmbito municipal; foi instituído o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030; e, para efetivação do Programa, criada a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável.

Neste ano, o evento está marcado para acontecer nos dias 22 e 23 de junho, na Praça das Artes e Vale do Anhangabaú. A Virada ODS é uma cooperação intersecretarial, e a atual edição vai oferecer serviços de atendimento à população por meio das secretarias da Prefeitura, além de contar com feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. As palestras do Congresso ODS terão como tema em 2024 a educação e o combate às desigualdades.

A iniciativa não se limita aos dias de evento: ao longo do ano, outras ações em prol do desenvolvimento sustentável são realizadas, como o Podcast da Virada ODS, lançado em celebração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos em 2023 para discutir sobre ações e avanços nos direitos civis, políticos, sociais e ambientais por meio de entrevistas com personalidades de diversas áreas; Outra iniciativa é o lançamento do edital da “Rodada de Negócios” em parceria com o Hub de Inovação Inspira Sampa, com o intuito de fomentar empresas e startups que desenvolvem soluções de inclusão digital para pessoas com deficiência (PCD) em São Paulo. A previsão é realizar diversas rodadas com temáticas distintas ao longo de todo o ano.

Histórico da Virada ODS

A trajetória da Virada ODS começou em 2022. Desde a sua primeira edição, o evento teve um notável aumento da participação popular, atingindo mais de 11 mil pessoas em 2023, ano em que a programação incluiu, além da realização do Congresso Internacional ODS, um Hackathon ODS, que premiou soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para contemplar as metas da Agenda 2030, a Feira ODS e o Festival ODS, com atrações musicais como Francisco El Hombre, Maria Rita e Nação Zumbi, ocupando o Vale do Anhangabaú e a Praça das Artes.

A segunda edição também promoveu a realização do documentário “Virada de Chave”, média-metragem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que conta com entrevistas do ex-secretário geral da ONU, Ban KI-Moon, do líder Yanomami Davi Kopenawa, e do filósofo e intelectual camaronês, Achille Mbembe; o filme está disponível na plataforma da Spcine.

Na segunda edição a Virada também ganhou uma mascote, a Capivara Vitória. A personagem marcou presença no evento e em ações de divulgação prévias, distribuindo kits de composto orgânico a passageiros em terminais de ônibus selecionados do sistema de transporte público da cidade, gerenciado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans.

Para 2024, com intuito de aproximar ainda mais o público infantil do tema, foram produzidos Gibis da Turma da Mônica, o primeiro e único material infantil no mundo sobre os ODS. Além disso, em parceria com o PNUD, agência das Nações Unidas, será lançado o programa Agentes ODS, uma parceria que busca capacitar alunos de 13 a 18 anos, em 13 escolas municipais espalhadas pela cidade de São Paulo, como líderes em defesa da sustentabilidade, atuando na transformação socioambiental de seus territórios para colocar em prática a Agenda 2030.

Assim, a III Virada ODS da Prefeitura de São Paulo espera alcançar números ainda maiores de público e mais engajamento e formação, aproximando cada vez mais a população dos temas definidos pelas Nações Unidas.