Meio Ambiente
27
/
03/2025
28
/
03/2025
A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede) iniciou hoje o encontro "A Cidade e suas Águas", que ocorre no centro de São Paulo. O evento, que se estende até o dia 29 de março, tem como objetivo discutir estratégias de uso sustentável de áreas de mananciais e a integração dos corpos d'água, como rios e lagos, no cotidiano urbano.
O encontro destaca o centenário da Represa Billings, que completa 100 anos hoje, e debate políticas públicas de saneamento básico e ampliação de infraestrutura. Representantes do Ministério das Cidades, diversas prefeituras e estados estão presentes, compartilhando experiências e soluções para o manejo das águas em áreas urbanas.
A secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento da capital paulista, Bete França, enfatizou a importância do planejamento urbano para evitar desastres como os recentes ocorridos em Porto Alegre e Manaus. "Vamos reforçar cada vez mais a InRede, porque sem o planejamento urbano não tem vida nas cidades, não tem vida digna nas cidades", afirmou.
O evento conta com mesas de debates sobre gestão da água e boas práticas de planejamento urbano, apresentando experiências bem-sucedidas de cidades como Manaus, São Paulo, São Luís, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Santo André, Niterói e Recife. As atividades continuam no Auditório da SP Urbanismo, no Edifício Martinelli, e terminam com uma visita técnica ao Cantinho do Céu, projeto de urbanização da Secretaria Executiva do Programa Mananciais.
Além das discussões, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) iniciou o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas para criar um novo corredor ecológico de 100 quilômetros de extensão em pontos do Rio Pinheiros e do Reservatório Billings, em comemoração ao centenário do reservatório.
O encontro no centro de São Paulo reforça a importância da integração dos recursos hídricos na vida urbana e busca soluções sustentáveis para o futuro das cidades brasileiras.
Fonte: EBC