Prefeito vistoria obras de prédio para 131 famílias de baixa renda em Santa Cecília

Com entrega prevista para dezembro, prédio terá 17 andares e faz parte do Pode Entrar

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras do Empreendimento Residencial General Rondon, que está sendo construído por meio do programa Pode Entrar Entidades para atender à população de baixa renda em Santa Cecília, Centro, durante o Prefeitura Presente Sé, nesta quinta-feira (11).

Durante a visita, Nunes destacou que o Pode Entrar é um dos maiores programas de habitação que São Paulo já teve. “É um programa habitacional real, destinado para famílias que ganham até três salários mínimos. O prédio vai ter playground, quadra e estará localizado na região central que tem transporte, tem tudo. Estamos tendo um grande avanço para realizar o sonho das pessoas de terem sua moradia. Vamos monitorar até a entrega das chaves", garantiu o prefeito.

Com um investimento de R$ 26,18 milhões, o edifício terá 17 andares e 131 apartamentos. Destes, quatro serão especialmente projetados para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Cada andar terá quatro unidades de 46,32m², duas unidades de 46,48m² e duas unidades de 46,17m².

Sidnei Pita, representante da Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia (ULCM), ressaltou que as outras capitais não têm nenhuma iniciativa de habitação semelhante. “Se olharmos o valor de marcado, notamos que não seria possível para uma família de baixa renda ter uma moradia no Centro. O Pode Entrar é uma política do município para trabalhadores de baixa renda, o maior programa do país, que não existe em outras capitais”.

Modalidades do Pode Entrar
O Pode Entrar (Lei 17.638/2021) é o programa habitacional da Prefeitura de São Paulo que tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso à moradia digna por meio de mecanismos inovadores, possibilitando a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de moradias.

O plano de metas da gestão 2021/2024 prevê a provisão de 49 mil moradias. De 2021 até o momento 10.332 unidades habitacionais já foram entregues à população paulistana, sendo que 17.274 unidades estão em construção, 33.105 foram contratadas e outras 54 mil moradias estão em processo de contratação, totalizando mais de 100 mil unidades a serem viabilizadas.