Lazer e Cultura
17
/
06/2023
20
/
06/2023
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura - através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural -, anunciou, na última semana, o tema da Jornada do Patrimônio 2023, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto.
"Se a cidade, se a cidade fosse minha" é um convite para a apresentação de histórias, de espaços e de memórias. É uma oportunidade para que a sociedade conheça a cidade de São Paulo por meio de suas múltiplas identidades e processos construtivos.
Além do tema, também foram abertos os editais da Jornada do Patrimônio 2023, que seguem três tradicionais linhas de propostas: a abertura de imóveis históricos, a realização de roteiros de memória e a realização de oficinas e palestras.
O chamamento é voltado para pesquisadores, profissionais que trabalhem com patrimônio em diversas áreas, artistas, moradores antigos, associações de bairro, coletivos, entre outros que detenham conhecimentos a serem compartilhados.
As atividades propostas são avaliadas pela equipe do DPH, tendo como critério básico a exigência de ser uma ação vinculada ao patrimônio da cidade de São Paulo, ou mesmo relacionada aos assuntos pertinentes para os debates sobre a preservação do patrimônio histórico.
Ao longo dos anos de realização da Jornada do Patrimônio, as ações propostas demonstram uma grande gama de assuntos tratados, desde movimentos ligados à preservação e divulgação da memória negra e indígena na cidade; a grupos que propõem roteiros históricos, com viés mais turístico; ou pesquisadores que apresentam trabalhos bastante específicos.
Os editais estão disponíveis no site jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br, assim como os formulários de inscrição das atividades. Para participar, basta se inscrever.
Se a cidade, se a cidade fosse minha
Este ano, em sua nona edição, a Jornada do Patrimônio 2023 tem o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha” e estabelece conexões diretas com o tema da última edição “Tão Perto, tão longe”, formalizando a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados em questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.
O intuito é lançar olhares atentos ao patrimônio e às práticas culturais de regiões e de identidades que nem sempre estão no centro dos debates. Mesmo como um evento consolidado, para continuar a cumprir o objetivo, a Jornada do Patrimônio deve sempre buscar atingir novos públicos, divulgando as suas pautas e atuando para a difusão da cidade de São Paulo, por meio de atividades que apresentem seus museus, sítios, edifícios de interesse histórico e cultural, entre outros.
A motivação para o tema em questão é acolher ações que promovam a leitura da cidade em suas múltiplas identidades e vozes. Além disso, continuar a expandi-las para além do centro. Deste modo, visando continuar a atingir novos territórios, a ideia é instituir a destinação de uma proporção de 60% (sessenta por cento) das propostas inscritas para ações realizadas em distritos com altos índices de vulnerabilidade.
A Jornada do Patrimônio 2023 será um espaço aberto para que diversas histórias sejam contadas por meio da promoção de: Roteiro Cultural; Roteiro de Visitas a Imóveis; Conversas e Cursos (Credenciamento de pessoas físicas por Edital). O evento também abrirá adesões à programação e receberá ações artísticas que dialogarão intensamente com o tema.