
Social
15
/
07/2025
15
/
07/2025
Atendendo à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante o período mais frio do ano, a Prefeitura de São Paulo mantém abertas as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas. Com funcionamento das 18h à 0h, as tendas oferecem atendimento direto, distribuição de itens essenciais e encaminhamento para os serviços de acolhimento.
Na segunda-feira (14), foram realizados 24.496 atendimentos e distribuídos, ao todo, 79.133 itens, sendo: 7.400 sopas, 7.600 pães, 5.200 chocolates quentes, 2.938 chás, 53.232 copos e garrafas de água, além de 2.763 cobertores.
A ação na última noite também atendeu 57 pessoas acompanhadas de seus pets, totalizando 72 animais atendidos. Ao todo, foram distribuídos 31 potes de ração e aplicadas 8 vacinas.
Para reforçar a proteção às pessoas em situação de rua, sempre que a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C, a Prefeitura ativa as tendas instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde são fornecidos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial, são oferecidos cobertores. Nas tendas, também são feitos encaminhamentos para acolhimento, com transporte garantido.
Além disso, há ambulâncias e equipes médicas para agilizar o atendimento quando necessário. Profissionais de saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano. Duas ambulâncias permanecem de forma fixa nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro por 12 horas (das 19h às 7h). As demais tendas contam com o apoio de ambulâncias que são acionadas em caso de necessidade.
A região central de São Paulo recebe duas tendas, uma na Praça da República e outra na Praça Marechal Deodoro.
Endereços das tendas
• Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Busca ativa
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da SMADS, também realizam busca ativa diurna e noturna, abordando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços da Prefeitura.
Como ajudar
Qualquer cidadão pode colaborar com o trabalho das equipes de abordagem social acionando a Central 156. O serviço funciona 24 horas por dia e permite indicar a localização de pessoas em situação de vulnerabilidade sem necessidade de identificação. Basta informar o local aproximado, características da pessoa e, se possível, pontos de referência.