Segurança
27
/
11/2024
27
/
11/2024
Uma nova Base Comunitária da Polícia Militar entrou em funcionamento nesta terça-feira (26) na área central de São Paulo, no bairro da Liberdade. A estratégia, do Governo de São Paulo, faz parte das ações de requalificação do centro da capital paulista, proporcionando mais segurança para a população. Outras duas bases foram inauguradas na cidade neste mesmo período: uma na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, e outra na Praça 14 Bis, no Bela Vista. Ao todo, foram investidos R$ 1 milhão no projeto.
“As Bases Comunitárias da PM vão garantir aos policiais mais dignidade. Agora, além de ter um espaço para guardar o seu equipamento, o posto também é um ponto de apoio para a população que vem tirar dúvidas, pedir informações e até mesmo orientações para registro de boletim de ocorrência”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A primeira base foi implantada na Praça da Luz em 29 de agosto. Outras cinco estão previstas para serem instaladas no centro. O novo modelo de equipamento visa, principalmente, reduzir a criminalidade, melhorar a percepção de segurança e ser um ponto de referência ao cidadão que frequenta as imediações.
Como funciona a Base Comunitária da PM?
A Base Comunitária foi construída a partir de um contêiner e tem capacidade para receber um efetivo composto por 16 policiais militares com o apoio de duas viaturas. A unidade instalada não causa impactos estruturais e ambientais no local. Habitável, o equipamento ainda possui alojamento, copa, área de atendimento ao público e banheiros, além de ter uma concepção sustentável, com redução de impactos ao meio ambiente, com menos poluentes e resíduos.
Queda nos indicadores criminais
No centro de São Paulo, praticamente todas as modalidades criminais registradas no 1° DP (Sé), responsável pelas ocorrências no entorno da praça da Liberdade, caíram. Só de roubos em geral, a queda foi de 14% entre junho e agosto de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Não foi registrado nenhum latrocínio ou roubo a banco.
Já no 4° (Consolação) e no 5° Distritos Policiais (Aclimação), que abrangem a área do Bela Vista, nas imediações da Praça 14 Bis e da Avenida Paulista, houve uma queda consecutiva nos roubos em geral neste ano. Nos últimos três meses, a redução nesses crimes foi de 13% em relação ao ano anterior. Os furtos em geral diminuíram 14,2% de junho a agosto, na comparação com o mesmo período de 2023.
O 78° DP (Jardins), que também cobre a área da Avenida Paulista, não registrou nenhum estupro, roubo a banco ou latrocínio.