Lazer e Cultura
09
/
04/2024
09
/
04/2024
A Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, e do Mercado Kinjo Yamato, promove nesta quarta-feira, dia 10 de abril, um encontro inédito com representantes de instituições culturais, entidades e empresas ligadas à preservação do patrimônio histórico em São Paulo. O objetivo do evento é fortalecer o relacionamento entre as partes envolvidas e fomentar parcerias e ações conjuntas para a divulgação e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Entre os temas que serão discutidos estão o relacionamento entre as instituições, visando ações conjuntas com o objetivo de criar um circuito turístico de visitação integrado, que valorize a história, a gastronomia e a cultura local, por meio de parcerias, visando o desenvolvimento de estratégias para a divulgação e promoção dos patrimônios da cidade, principalmente na região central da cidade, tanto para o público local quanto para os turistas.
“Esse encontro é um marco importante para o Mercadão, que se consolida como um agente ativo na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. A iniciativa demonstra o compromisso da Mercado SP com a valorização da história, da gastronomia e da cultura locais, apoiando e incentivando o desenvolvimento do turismo cultural na cidade”, afirma Aldo Bonametti, presidente da Mercado SP, concessionária que também integra o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Participam do evento: Café Girondino, Catavento Museu Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural da Caixa, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Mercado SP, Museu da Bolsa do Brasil (MUB3), Museu da Imigração, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Catedral da Sé, Shopping Light, Edifício Martinelli, Centro de Tradições Nordestinas (CTN), Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra e Fundação Theatro Municipal.
Ainda estarão presentes representantes das Secretarias de Turismo e de Cultura do Município de São Paulo, das Secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, da Subprefeitura da Sé e do #TodosPeloCentro, movimento organizado pela Prefeitura de São Paulo, com a união de secretarias e órgãos municipais, Governo do Estado de SP e sociedade civil pela requalificação do Centro de São Paulo.
O Mercado Municipal Paulistano é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Integra ainda o circuito turístico oficial da cidade, por meio do programa Vai de Roteiro, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo; além do Circuito Municipal de Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.