Inauguração de espaço gastronômico na Sé reflete acertos da Prefeitura com incentivos para requalificação do Centro

Novo estabelecimento teve investimento de R$ 1 milhão e ocupa prédio histórico, de 1954

Lazer e Cultura

24

/

05/2024

Última atualização:

27

/

05/2024

A Prefeitura de São Paulo comemora a chegada de mais um estabelecimento comercial ao Centro da cidade, inaugurado nesta sexta-feira (24), na Praça da Sé. A vinda da Casa Gil Gondim, que transferiu sua sede de Santo André, no ABC, para a capital, marca a reação de empresas às políticas públicas criadas nesta gestão para atrair empresas, investimentos e emprego para desenvolver e reocupar essa região da cidade.

“A Gil instalado a empresa na Praça da Sé é um convite para que mais pessoas venham”, disse o prefeito Ricardo Nunes, que enumerou algumas das outras ações que vêm sendo adotadas pela gestão municipal. “A Prefeitura fez o PIU Central, a Lei do Retrofit, criamos o #TodosPeloCentro, na página ou redes sociais é possível verificar um rol de coisas que a Prefeitura está desenvolvendo para atrair moradia, investimento, o turismo, que está muito forte – a gente aumentou em 30% o turismo na região nos últimos 12 meses -, está seguro, está bem iluminado, limpo, agradável e num processo muito grande para ficar mais bonito do que já é”, destacou Nunes.

Os incentivos que vêm sendo intensificados desde 2021 já atraíram 1.986 empresas que migraram para a região central de São Paulo vindas de outros municípios, um número que aumentou 12% em relação a 2021. De 2021 até o primeiro trimestre de 2024, 51.291 empresas com sede em outras cidades se transferiram para a capital. Veja mais aqui.

“Eu acredito tanto na requalificação do Centro Histórico que estou já moradora da Praça da Sé. Já estamos vivendo esse novo tempo e convido aqueles que ainda estão em dúvida se investem ou não no Centro, podem vir, porque hoje temos não só sensação de segurança, mas efetivamente segurança”, disse a empresária Gil Gondim, que investiu cerca de R$ 1 milhão para instalar a nova sede, em um prédio histórico de 1954, bem em frente à Praça da Sé, composto por quatro andares, e que vai ampliar a capacidade de atendimento da casa, que é focada no mercado de eventos sociais, públicos, corporativos e de entretenimento em nível nacional.

A meta da Prefeitura é tornar essa região novamente um ambiente atraente tanto para investimentos por parte de empresas como para novos moradores.

Para isso, vem atuando de forma permanente, com ações sociais, de saúde e de zeladoria, que já refletem um ambiente mais bonito e acolhedor, além de uma maior sensação de segurança após o aumento do efetivo de policiais militares e guardas-civis metropolitanos e da instalação de câmeras de monitoramento do sistema Smart Sampa.

A Prefeitura lançou ainda uma série de medidas para dar maior agilidade e segurança à emissão de alvarás; incentivos fiscais, como isenção e redução de impostos; expansão do perímetro de abrangência das áreas de incentivo, incluindo mais vias; regulamentação do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Setor Central; ampliação do #TodosPeloCentro.

Em conjunto, essas ações projetam atrair 200 mil moradores para a região central. Veja mais aqui.

Projeto Marco Zero da Gastronomia
Celebrando 20 anos de existência, a Casa Gil Gondim inaugurou essa nova sede na Praça da Sé e o lançamento do Instituto Casa Gil Gondim que capacitará pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas áreas de gastronomia, hospitalidade e eventos, por meio do Projeto Marco Zero da Gastronomia.

“O objetivo é a capacitação de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, com cursos de gastronomia, panificação, confeitaria, garçom, bartender, tudo aquilo que possa trazê-los para o mercado de eventos e dar dignidade a essas pessoas”, explicou Gil Gondim. “Também estamos juntos com a Catedral apoiando o projeto da Missão Belém, que é um sucesso. O nosso objetivo é restaurar vidas, não é só alimentar com comida. Nós levamos muito mais que um prato de comida, nós levamos alimento para a alma dessas pessoas. E é disso que essas pessoas precisam para ter uma restauração de vida.”

A primeira etapa do Instituto Gil Gondim tem previsão de entrega até dezembro de 2024, com início das capacitações em janeiro de 2025. Os empresários promoverão ações buscando investidores e apoiadores.

Para o prefeito, esse trabalho é fundamental, pois a cidade oferece um vasto mercado de trabalho na área de gastronomia e entretenimento.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.