Lazer e Cultura
28
/
10/2024
29
/
10/2024
Quem chega ao São Jorge Pirandello, localizado no Centro de São Paulo, encontra muito mais do que uma refeição saborosa. Situado na Rua Líbero Badaró, 332, o edifício, repleto de história, remonta ao início do século XX e guarda memórias de importantes exposições artísticas, incluindo uma das primeiras e mais significativas mostras de Anita Malfatti, realizada em dezembro de 1917.
Antes de ser erguido em 1916 pelo engenheiro Gustavo Lara Campos, a pedido de Antônio de Toledo Lara, o conde Lara, o terreno abrigava uma loja de cerâmicas e uma fábrica de coroas de flores. Com a construção do palacete, o térreo passou a ser utilizado para exposições de arte, ganhando notoriedade por sua ousadia e inovação. Além de Anita Malfatti, artistas como Mario de Andrade, Monteiro Lobato, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e muitos outros passaram pelo salão.
Legado que continua
Em 2020, mais de cem anos após a construção do espaço, Denes da Silva Bitencourt, 42, atual sócio do Pirandello, encontrou no endereço um local onde sua paixão pela culinária e pela história se entrelaçaram.
"As raízes artísticas e o valor simbólico deste lugar foram alguns dos motivos que me fizeram permanecer aqui, especialmente durante a pandemia, quando tivemos que fechar as portas," afirma Denes.
Hoje, quem entra no salão encontra diversos quadros que narram a história de São Paulo, especialmente do Centro. “Quando bati os olhos nas obras, logo pensei: ‘o lugar certo para elas é o Pirandello’”, conta ele, “e acabei trazendo-as para cá”.
Tradição e inovação
Sob a gestão de Denes, o restaurante oferece um cardápio diversificado, com café da manhã, almoço e happy hour. No menu, os clientes encontram pratos com nomes que homenageiam artistas e figuras históricas que passaram por ali. Além disso, a feijoada, carro-chefe da casa, é uma atração à parte, que atrai visitantes de diversas regiões.
“Nosso principal objetivo é a satisfação do cliente. Queremos que ele venha, seja bem recebido, aprecie uma refeição saborosa e sinta-se em casa”, ressalta Denes.
Além da oferta gastronômica, o Pirandello se destaca por suas atividades culturais, incluindo programação de samba e outras festividades.
O Centro vive!
Otimista quanto ao futuro da região, Denes observa melhorias significativas em sua requalificação, especialmente na segurança. “Quero ver o Centro cada dia mais cheio. Gostaria que as pessoas perdessem o medo de vir pra cá e pudessem aproveitar este lugar tão rico em cultura, gastronomia e lazer”, afirma.
E para quem deseja conhecer o Pirandello, o empreendedor explica que todos são bem-vindos. “Quem quiser entrar e conhecer a história, os quadros estão aqui, livres para todos”, diz.
O Pirandello é uma das muitas histórias que #TodosPeloCentro contam. Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas.
Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.