Lazer e Cultura
02
/
12/2024
02
/
12/2024
Você sabia que no icônico edifício da Pinacoteca de São Paulo há um restaurante que transforma arte em sabor? O Fitó, sob a liderança da chef Cafira Foz, é uma extensão do museu. Nele, a arte é expressa através da cozinha, com muito capricho, sabor e tradição.
No menu, os visitantes encontram uma rica variedade de alimentos que representam a culinária brasileira. Entre as opções está o cuscuz com ovo e queijo coalho, o pão de queijo recheado, a casquinha de siri, a broa de milho recheada com bacalhau, azeitonas e batata e o pudim de pão, entre cafés, sucos e diversas outras delícias.
O Fitó ocupa espaços nos três prédios do museu – Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea – e possui uma unidade em Pinheiros, cada uma com uma proposta de cardápio diferente (clique aqui e confira).
A história de Cafira Foz
Nascida em Fortaleza, Ceará, e criada em Teresina, Piauí, a chef Cafira Foz traz ao Fitó uma experiência gastronômica singular. Sua trajetória é marcada pela curiosidade e pela busca por novos caminhos, encontrando na culinária uma forma de expressão que une suas raízes nordestinas com influências globais.
Cafira chegou a São Paulo em busca de novas oportunidades e de uma vida diferente. “Eu sou apaixonada pelo sertão e pelo Nordeste, mas sempre fui curiosa e um pouco deslocada. Não tinha certeza de qual profissão queria seguir”, relembra. A virada em sua carreira ocorreu após uma experiência transformadora na França, onde percebeu que a cozinha poderia ser o seu caminho. “Eu tive uma epifania muito forte. Falei: ‘vou ser profissional de cozinha’. A partir daí, comecei a jornada que daria origem ao Fitó.”
Fundado há cerca de sete anos, o Fitó começou como uma pequena casinha branca e azul em Pinheiros. Hoje, destaca-se por oferecer uma cozinha de origem brasileira, com traços nordestinos e flertes com sabores globais. Cafira reflete: “A cozinha é a materialização de um desconforto e de um conforto, uma busca por ser uma mulher independente, física, emocional e financeiramente”. Junto com a chef, seu sócio Tomás também tem contribuído para o sucesso do restaurante.
Chegada do restaurante ao Centro Histórico
A inauguração do Fitó no centro de São Paulo foi um verdadeiro “chamamento”, segundo Cafira. “Eu tive uma sensação muito forte quando visitei a Pinacoteca. Parecia que aquele lugar me chamava. Era uma sensação muito parecida com o que senti na França”, conta. Com a implementação do restaurante na Pinacoteca, Cafira busca transformar a experiência gastronômica no centro da cidade. “O Fitó evoluiu de um conceito pequeno, daquela casinha em Pinheiros, para se tornar agora uma casa ampla e diversa no centro”, destaca.
Cafira ressalta que o local é um espaço inclusivo, onde a diversidade de culturas é celebrada. Com 100% da equipe do Fitó composta por mulheres, a chef enfatiza a importância desse aspecto: “Minha família é predominantemente feminina e sempre inspirou minha trajetória.” O próprio nome "Fitó" é um apelido que ela carinhosamente recebeu, refletindo suas raízes e suas histórias familiares.
Requalificação e inovação
Cafira reconhece que requalificar espaços no centro de São Paulo vai além da gastronomia. “Estamos no centro, onde se veem movimentações de cafés, comércios e restaurantes crescendo. Queremos que o público entenda que é possível ter uma experiência segura e acessível aqui, com o metrô na porta e um parque como oásis.”
Além de estar em sintonia com os horários de funcionamento da Pinacoteca, a equipe do Fitó trabalha para que, em breve, o espaço funcione também à noite, trazendo ainda mais vida ao bairro e promovendo uma convivência intensa com a região.
“São Paulo é uma cidade maravilhosa, mas você precisa aprender a conviver com ela e deixá-la conversar com você”, reflete a empreendedora. Apesar de não ser paulistana, ela já se considera parte da cidade: “Me sinto de São Paulo, quase como se estivesse esperando só a chave da cidade”, brinca.
O Fitó é uma das muitas histórias que #TodosPeloCentro contam. Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas. Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe nossas redes sociais clicando aqui.