Lazer e Cultura
13
/
09/2023
13
/
09/2023
Imagine uma época na qual São Paulo era moldada por barões do café, bondinhos nas ruas e cafeterias inspiradas em modelos europeus. Essa é a sensação que os visitantes têm ao entrar no Café Girondino, localizado no coração da cidade.
Inspirado no antigo Café Girondino, do início do século XIX - que ficava na esquina da Rua XV de novembro e a Praça da Sé -, a história do local - que atualmente fica na Rua Boa Vista -, teve início em 1995, quando a família de Felippe Nunes, 38 anos, gerente do estabelecimento, decidiu investir neste espaço único. Com amor pelo Centro de São Paulo e alguns outros empreendimentos em funcionamento na região, a família se encantou pelo charmoso ambiente. “Fizemos uma grande restauração nele e, em 1998, ele voltou a emergir, revelando todo o seu passado histórico”, conta Felippe.
Do café, a vista que se descortina é privilegiada, com o majestoso Mosteiro São Bento como testemunha de séculos anteriores. Ao adentrar no Girondino, muitos clientes descrevem a sensação de serem transportados para uma realidade paralela à agitação contemporânea.
O menu diversificado também oferece uma experiência gastronômica completa, desde café à pratos saborosos, doces tentadores e uma seleção de bebidas no bar noturno. Entre suas sobremesas mais famosas, destacam-se o arroz doce, o cheesecake e o pudim. No almoço, os clássicos Filé Oswaldo Aranha, parmegiana e picadinho são verdadeiras estrelas, enquanto à noite, o bar brilha com uma variedade de chopes e drinks.
Minha casa é sua casa
Segundo Felippe, o Girondino busca viver cada história junto com os clientes. Sejam pedidos de casamento, aniversários, encontros ou reuniões de negócios, o local faz parte de experiencias que marcam a vida das pessoas, e se entrelaça com a generosidade dos frequentadores.
“Tivemos um cliente muito querido da casa, o Sr. Luiz. Ele viajava muito pelo Brasil todo - e para onde ia, levava seus móveis. Ele faleceu alguns anos atrás e a família nos procurou e ofereceu algumas de suas preciosas mobílias como doação. Desde então, uma ou duas vezes ao ano, eles se reúnem aqui, para celebrar um reencontro na 'sala do vô'", relata com carinho.
Além da antiga mesa de jantar do Sr. Luiz - que destaca o piso superior do Girondino -, o espaço conta com diversas outras relíquias do passado, entre quadros que retratam uma São Paulo antiga, louças que serviram gerações, estantes que guardam segredos e objetos que contam histórias. O Café é um verdadeiro museu da vida, onde o passado e o presente se encontram em harmonia, proporcionando a todos uma experiência enriquecedora.
O Centro de todos
Apaixonado pelo Centro de São Paulo, Felippe conta que morou no perímetro por quinze anos, e defende um carinho especial pela região. “Estamos localizados em um dos maiores cartões postais da cidade, ao lado do maior shopping da América Latina- que é a 25 de Março -, próximos ao Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal... Nosso Centro é muito rico em história, cultura e beleza, e eu gostaria que as pessoas viessem mais para cá e participassem de tudo isso com a gente”, conta.
“O Centro é nosso e juntos, podemos revivê-lo ainda mais. Fica o convite para que todos possam visitar e conhecer, de verdade, a região”, complementa.
E você, guarda alguma memória especial no Café Girondino ou no Centro da cidade? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de “Histórias que #TodosPeloCentrocontam”.
Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.
Serviço
Café Girondino
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta, das 8h às 20h
Sábado, das 8h às 19h
Domingo, das 8h às 17h
Endereço: Rua Boa Vista, 365 - Centro de São Paulo