Histórias que #TodosPeloCentro contam: a tradição italiana que resiste no sabor da Padaria 14 de Julho

Entre aromas centenários e receitas que contam histórias, espaço está entre as três padarias mais antigas de São Paulo

Lazer e Cultura

22

/

11/2023

Última atualização:

23

/

11/2023

Padaria 14 de Julho

Há mais de um século, em 14 de julho de 1897, Rafaelli Franciulli, um italiano de Santa Maria di Castellabate, desembarcou no Brasil com o sonho de abrir uma oficina mecânica. Contudo, a paixão pela cozinha mudou completamente o curso de sua trajetória, e abriu espaço para o que viria a se tornar, mais tarde, a Padaria 14 de Julho.

Símbolo da tradição gastronômica no coração de São Paulo, o ambiente é conhecido por seus pães quentinhos e saborosos, feitos com o famoso "fermento vivo italiano". Alexandre Franciulli, de 52 anos, neto de Rafalli Franciulli, conta que seu pai costumava jogar farinha de trigo na calçada da padaria, para avisar a todos que passavam por ali que, naquele local, vendia-se pão.

Wilson Franciulli jogando farinha de trigo na calçada da Padaria 14 de Julho

A 14 de Julho ia muito bem até que durante um dia de trabalho, um acidente fez com que Wilson Franciulli, filho de Rafaelli e pai de Alexandre, perdesse o braço. Esse episódio deixou Rafaelli desgostoso a ponto de vender o empreendimento, que passou pelas mãos de parentes até ser adquirido por Wilson, vendido novamente e a há mais de 20 anos está sob o comando de Alexandre Franciulli.


Um dos mais consagrados chefs da cozinha italiana no Brasil

Alexandre Franciulli é o atual guardião dessa tradição que se perpetua através das gerações. Ele, que nasceu e cresceu no segundo andar da 14 de Julho, já levou seus conhecimentos gastronômicos para diversos programas da televisão, como o “É de Casa”, da TV Globo, o “Mulheres”, da TV Gazeta e o “Ratinho”, da SBT, entre outros.

Alexandre Franciulli em "Mulheres"

Renomado, o chef explica que, ainda criança, costumava a ajudar sua avó materna, de origem espanhola, a cozinhar para servir os clientes de uma pensão que ela tocava em São Paulo. Ao mesmo tempo, Alexandre buscava aprender, com seu pai, a preparar os deliciosos pães italianos. “Recebi ótimas referência na culinária, então minha trajetória não poderia ser diferente”, diz.  


A tradição culinária da família Franciulli, com suas receitas autênticas, ganhou reconhecimento nacional, que sucedeu à abertura da Cantina 14 de Julho, um espaço criado visto a demanda crescente por pratos como o lanche de pernil assado no vinho.

O cardápio diversificado - incluindo o famoso rodízio de massas, bem como os deliciosos cannolis e antepastos, todos feitos por Alexandre -, transformou a cantina em um ponto bastante conhecido na cidade.


Não é à toa que Alexandre decidiu investir em mais um empreendimento na região. “Estamos ampliando a cantina para oferecer ainda mais conforto aos nossos clientes. E é com muito orgulho que escolhemos, mais uma vez, o Centro de São Paulo para dar sequência a este sonho”.

Alexandre Franciulli em Padaria 14 de Julho


As novidades da 14 de Julho podem ser acompanhadas através do Instagram oficial (@franciulli14).

E você, já visitou o espaço? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de “Histórias que #TodosPeloCentro contam”.

Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.

Serviço
Padaria 14 de Julho – horário de funcionamento
Segunda-feira: 12h30 às 20h
Terça a quinta: 7h às 20h30
Sexta e sábado: 7h às 22h
Domingo: 7h às 18h

Cantina 14 de Julho – horário de funcionamento
Segunda-feira: fechada
Terça a quinta: 11 às 16h
Sexta e sábado: 11h às 23h
Domingo: 11h às 18h

Endereço
R. Quatorze de Julho, 92 - Bixiga, São Paulo

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.