Histórias que #TodosPeloCentro Contam: a tradição do Café Martinelli, no Centro de São Paulo

Conheça a história do local que, há mais de 30 anos, compartilha aromas repletos de memórias

Lazer e Cultura

08

/

11/2023

Última atualização:

08

/

11/2023

Café Martinelli | Divulgação

O café foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento de São Paulo. Ao longo dos anos, o Centro da cidade viu o surgimento de inúmeras cafeterias icônicas, tecidas com o aroma inconfundível dos grãos de café torrados. Entre esses tesouros, o Café Martinelli, inaugurado em 1993, se destaca como um farol de tradição e charme, marcado não somente pela imponência dos grãos, mas também por sua localização privilegiada, no mais antigo arranha-céu da metrópole.  

Edifício Martinelli, no Centro de São Paulo | Divulgação

O espaço encarna a essência da Belle Époque paulistana, transportando seus visitantes para uma atmosfera que remete aos charmosos bistrôs parisienses. Suas mesas, fabricadas no início do século XX, são testemunhas silenciosas de décadas de histórias compartilhadas. Nelas, o destino de grandes instituições financeiras, corretoras e bolsas foi traçado, assim como importantes decisões políticas foram debatidas por seu público-alvo.  

Ao passar dos anos, o local se consolidou como um ponto de encontro para os amantes da cultura e da boa gastronomia, oferecendo cafés premiados, tortas, quiches, salgados e uma cozinha especializada, típica de bistrô, que agradam até mesmo os paladares mais exigentes.  

História reescrita; identidade preservada

Dentre os tantos frequentadores do Café Martinelli, há mais de uma década atrás, estava Cristiane Ganan, agora com 47 anos, natural de São Paulo. Graduada em TI (Tecnologia da Informação), Cristiane frequentou e trabalhou no Centro a maior parte da sua vida, e sempre foi muito apegada ao local.  

Cristiane Ganan, atual proprietária do Café Martinelli

“Sou apaixonada pelo Centro da cidade. Frequento há mais de 20 anos. Trabalhava na região quando encontrei, no Café Martinelli, um espaço confortável para tomar um café, comer um bolinho e tocar minhas reuniões e projetos”, relembra.

Em 2013, Cristiane ficou sabendo que o ponto estava sendo repassado, e decidiu investir no negócio. “Eu sempre tive vontade de ter um café e quando surgiu essa oportunidade, foi a realização de um sonho”.  

Quando adquiriu o Café, Cristiane acabou fazendo um combinado. “Prometi para a antiga dona que não mudaria a identidade do espaço. Manteria o mesmo balcão, as mesmas mesas, a mesma pintura nas paredes... E é claro: a mesma tradição de servir com simpatia e qualidade... Assim eu fiz e estou aqui até hoje!", diz.  

Café Martinelli | Divulgação

Uma parceria que deu certo!

O tempo foi passando, o mundo foi se transformando e a promessa foi mantida: o Café Martinelli mantém a mesma identidade desde a sua inauguração. “A maioria dos nossos clientes também são os mesmos, de longa data... Daqueles que chegam nos chamando pelo nome e a gente já sabe o que vai pedir. Mantemos uma relação muito próxima com os frequentadores. É uma experiência muito gostosa”, conta Cristiane.

Vitrine Café Martinelli | Divulgação

E se engana quem pensa que a idealizadora do Café Martinelli deixou de frequentar o espaço. Cristiane explica que, até hoje, ela é considerada a cliente mais antiga do Café. “Às vezes ela vem aqui, tomamos um cafézinho juntas e batemos um papo descontraído. Desenvolvemos uma amizade especial”.  

O Café Martinelli é mais um dos capítulos da história do Centro de São Paulo. E você, já visitou o espaço? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de “Histórias que #TodosPeloCentro contam”.

Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.

Serviço:

Endereço: Rua Líbero Badaró, 508

Segunda à sexta, das 8h às 18h

Telefone: 11 3104-6825

Instagram: @cafemartinelli

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.