Lazer e Cultura
29
/
08/2023
30
/
08/2023
No coração de São Paulo, existe um refúgio atemporal que, por meio das engrenagens do tempo, mantém viva a essência de um passado glorioso. A Relojoaria Guimarães Monteiro, situada no Vale do Anhangabaú, não é apenas um local onde as horas são marcadas: é um espaço repleto de histórias vividas pelo fundador e seus clientes.
Hoje, aos 82 anos, o proprietário que deu nome à relojoaria, Sr. Guimarães Monteiro, é a personificação da jornada singular que o levou de Sergipe para o Centro da capital paulista, na década de 60. “Vim para cá sozinho, com muitos sonhos e determinação. Trabalhei no comércio por um tempo, até que consegui montar o meu próprio negócio e aqui estou até hoje” conta.
Ao longo das décadas, na relojoaria também era possível encontrar itens como guarda-chuvas, bolsas e cintos. "Tudo o que eu colocava, vendia", afirma o empreendedor, que fez amizade com sua clientela. E foi com os lucros da loja que conseguiu erguer uma vida confortável, em um período do qual menciona com carinho.
Atualmente, apesar dos desafios que encontra, Guimarães afirma que segue firme e otimista, mantendo vivo o amor pelo lugar que se tornou sua segunda casa. "Acredito muito no Centro de São Paulo e no espaço acolhedor que podemos recuperar", afirma, demonstrando sua fé no futuro da região.
A Relojoaria Sr. Guimarães Monteiro é um espaço onde o tempo flui e o legado permanece. “Minha dica para quem está começando a empreender é seguir em frente, aconteça o que acontecer” comenta Guimarães, que inspira outras pessoas a trilharem seus próprios caminhos.
E você, já conhece e relojoaria do Sr. Guimarães ou guarda alguma memória especial no Centro de São Paulo? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de "Histórias que #TodosPeloCentro contam".
Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.