Histórias que #TodosPeloCentro contam: “a primeira Padaria do Brasil está aqui”

Os 150 anos da Padaria Santa Tereza no Centro de São Paulo

Lazer e Cultura

04

/

09/2023

Última atualização:

04

/

09/2023

No cenário agitado e envolvente do Centro de São Paulo, um espaço em especial se sobressai, com mais de 150 anos de história: a Padaria Santa Tereza - considerada, por aqueles que a conhecem, um verdadeiro "museu do tempo". Fundada em 1872 pela família Vaz Teixeira, a padaria teve sua origem na rua Santa Teresa, mas migrou-se para a praça Dr. João Mendes na década de 1940, devido à desapropriação e demolição de sua localização anterior.

Em 1995, a família Maturana comprou o espaço, e continua a liderar até os dias atuais. Em uma conversa com Natália Maturana, 35 anos, atual gerente do estabelecimento, ela conta que, inicialmente, sua família atuava em um escritório de contabilidade especializado em padarias, mas que posteriormente decidiu abrir sua própria padaria.

"Meu avô, juntamente ao meu pai, decidiu investir nos negócios. Compraram sua primeira padaria em Jandira e, ao longo do tempo, empreenderam em vários outros lugares. Mas o sonho do meu avô era comprar a Santa Tereza”, conta. “Ele passava por aqui e ficava encantado. Esse lugar se tornou a sua paixão e, felizmente, conseguimos realizar esse sonho”, relata Natália.

Natália Maturana em Padaria Santa Tereza

Dentre as comidas tradicionais da padaria, está a célebre coxa creme e a canja, pratos tradicionais desde a fundação do espaço – e muito pedidos pelos clientes.

A Padaria Santa Tereza é dividida em dois pisos. No térreo ficam os balcões, repletos de bolos e salgados típicos. Já no segundo piso, os visitantes ficam imersos em um ambiente de antiquário, composto por instrumentos musicais, telefones antigos, máquinas de datilografia e outros objetos -alguns, com mais de dois séculos de idade. Segundo Natália, alguns desses itens foram levados pelos próprios clientes. “Eles acabam nos presenteando com seus pertences antigos, pois acham que tem a ver com o espaço”, explica.

A Padaria Santa Tereza reúne diversos objetos antigos

Segundo ela, a Padaria Santa Tereza continua a atrair uma clientela fiel, composta por rostos conhecidos e afetuosos, que frequentam o local há muitos anos. Além disso, ela também é considerada um ponto de encontro para aqueles que desejam se aprofundar na história do Centro de São Paulo. “É um espaço autêntico e acolhedor, que cativa pessoas de todas as idades”, diz.

Ao longo do tempo, diversas figuras notáveis, como Nelson Gonçalves, Adoniram Barbosa e Jânio Quadros passaram pelo local, além de autoridades, juízes e promotores.

Para o futuro da região, Natália expressa seu desejo em levar mais reconhecimento à região. “Gostaria que as pessoas redescobrissem o Centro. Vejo muita gente escolhendo destinos distantes para apreciar a história, e acabam esquecendo do tanto de coisa legal que temos à nossa porta. São Paulo não fica atrás de nenhum outro lugar do mundo. Meu desejo é que as pessoas se sentissem mais movidas a visitar e explorar o Centro”, conta.

E você, já conhece a Padaria Santa Tereza ou guarda alguma memória especial no Centro da cidade? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de “Histórias que #TodosPeloCentrocontam”.

Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.