Entre linhas retas e janelas amplas: o olhar moderno de Franz Heep sobre São Paulo

O arquiteto alemão que deixou marcas profundas na arquitetura paulistana e na formação de gerações de urbanistas.

Cultura, turismo e esporte

10

/

11/2025

Última atualização:

10

/

11/2025

Conhecido por sua versatilidade, Franz Heep foi um dos grandes arquitetos da história a deixar sua marca na cidade de São Paulo e em muitas outras pelo Brasil e o mundo, mas, foi aqui no Brasil que Heep deixou marcas que até hoje embelezam o horizonte paulistano.

Nascido na Alemanha em 1902, Heep estudou na famosa escola de arquitetura de Bauhaus com nomes famosos da vanguarda alemã como Walter Gropius e Adolf Meyer, com quem trabalhou mais tarde em Frankfurt.

No final da segunda guerra, o alemão veio ao Brasil e passa a desenvolver diversos projetos em diversos bairros da cidade, sendo alguns dos mais conhecidos a Paróquia São Domingos, Edifício Lausanne, Edifício Lugano, Edifício Ouro Verde, Hotel Jaraguá e talvez o mais famosos destes, o Circolo Italiano, mais conhecido como Edifício Itália.


Heep possuía muita versatilidade e seus edifícios possuíam traços distintos como fachadas dinâmicas, venezianas de correr, muitas linhas retas e cores, além de grandes janelas para o lado de fora e dentro ficarem sempre interligados. Foi responsável por diversos edifícios residenciais no estilo “Kitnet”, trazendo a classe média para o centro com prédios mais acessíveis ao público.

Além do desenvolvimento urbano do centro, Heep foi fundamental para a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo lembrado e homenageado pelos alunos do curso até os dias de hoje

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.