Feriado em São Paulo: confira as principais opções de passeios gratuitos no Centro

Durante quatro dias de feriado prolongado, há muitas opções de passeios gratuitos como museus e roteiros guiados por pontos turísticos

Lazer e Cultura

03

/

07/2024

Última atualização:

29

/

10/2024

O Dia da Revolução Constitucionalista (9 de julho) é feriado na cidade de São Paulo. Neste ano, por cair numa terça-feira, é considerado uma emenda de feriado para muitos trabalhadores.

E esta pode ser uma excelente oportunidade de fazer turismo no Centro da cidade. Confira a lista de passeios gratuitos disponíveis durante o feriado e aproveite a gratuidade dos ônibus municipais do programa Domingão Tarifa Zero para visitá-los. Veja a seguir:

Programa Vai de Roteiro

O programa da Secretaria Municipal de Turismo oferece opções de passeios gratuitos em diversas regiões do Centro Velho e Centro Novo. O tour é guiado por guia de turismo credenciado e pode ser reservado diretamente pelo site: www.sympla.com.br/turismoprefsp

Visita guiada ao Edifício Matarazzo

O Edifício Matarazzo é a sede da Prefeitura de São Paulo desde 2004. Mas, você sabia que ele já foi a sede das Indústrias Matarazzo? O prédio construído pelo Conde Matarazzo na década de 1930 é considerado patrimônio histórico pelo Conpresp, órgão de preservação municipal. Acima das portas de acesso do prédio, cinco painéis esculpidos identificam os ramos de negócio do grupo industrial: tecelagem, metalurgia, agricultura, química e comércio. Essas e outras histórias fazem parte do tour guiado pelo prédio, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Turismo aos sábados, às 14h30 e 16h30; domingos, às 10h30, 14h30 e 16h30 e feriados, às 14h30 e 16h30. Não é necessário fazer reserva de ingressos para este passeio.

Jardim Suspenso do Edifício Matarazzo (Divulgação)

Entrada gratuita em museus da cidade

Os museus localizados no Centro da cidade de São Paulo oferecem muitas opções gratuitas. Aos sábados, a Pinacoteca do Estado, localizada na região da Luz, tem acesso gratuito para qualquer pessoa. Em cartaz, está a exposição “Lygia Clark: projeto para um planeta”, que reúne obras e proposições desta que foi uma das principais artistas brasileiras do século 20. Na mesma região, o Museu da Língua Portuguesa oferece entrada gratuita aos sábados e domingos, e os visitantes podem conferir a mostra "Línguas africanas que fazem o Brasil". Já no Museu da Imigração, na Mooca, a visita gratuita ocorre aos sábados. Atualmente, está em exibição “Pertencimentos transnacionais: movimentos e ritmos na música africana”.

Pinacoteca (Divulgação)

Domingão Tarifa Zero

Com seis meses de operação, o programa Domingão Tarifa Zero, que oferece acesso gratuito aos ônibus municipais aos domingos, já transportou mais de 80 milhões de usuários. Um dos resultados do programa é o aumento da frequência em parques da capital, sobretudo na periferia da cidade. Entre os que possuem maior frequência, está o Parque do Carmo, em Itaquera.O Dia da Revolução Constitucionalista (9 de julho) é feriado na cidade de São Paulo. Neste ano, por cair numa terça-feira, é considerado uma emenda de feriado para muitos trabalhadores.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.