FAAP abre as portas de sua Residência Artística no Edifício Lutetia, no centro de São Paulo

A residência artística da universidade existe há 20 anos e abre suas portas para o público conhecer o trabalho de 10 artistas brasileiros e estrangeiros, além de inaugurar exposição inédita de alunos formados

Lazer e Cultura

27

/

03/2025

Última atualização:

27

/

03/2025

No dia 29 de março, sábado, das 12h às 17h, a Residência Artística FAAP - São Paulo realiza o primeiro ‘open studio’ do semestre em sua sede, o Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca. O ‘open studio’ é uma oportunidade para alunos e visitantes conhecerem os estúdios e ateliês onde os artistas residentes vivem e trabalham pelo período de dois a cinco meses. Além do ‘open studio’, a FAAP promove a abertura da exposição “Estudos para ontem”, com nove artistas egressos do curso de Artes Visuais da universidade em sua primeira exposição profissional aberta ao público.

Residência Artística FAAP - São Paulo - ‘Open studio’

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. O espaço possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. O Programa foi criado em 2005 e, desde então, recebe artistas nacionais e internacionais todos os semestres. Mais de 450 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço.

Eles compartilham detalhes de suas pesquisas e experiências na cidade, e o público pode conhecer melhor o prédio histórico da residência, um dos mais antigos de São Paulo, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.

Os 10 residentes são: Carlos Monaretta (SP), Diana Barquero Pérez (Costa Rica), Gabz 404 (Porto Alegre), Henry Palacio (Colômbia), Jean-Marie Fahy (Suíça), João Massano (Portugal), Julia Arbex (Rio de Janeiro), Laurent-David Garnier (França), Lucas Matoso (Minas Gerais) e Marcelo Camara (Distrito Federal).

Abertura da exposição “Estudos para ontem”

Além do ‘open studio’, a FAAP também abre, no mesmo dia e local, a exposição “Estudos para ontem”, com nove obras inéditas de nove alunos recém-formados do curso de Artes Visuais da universidade. São esculturas, instalações, fotografias e desenhos dos artistas Carolina Heise, Giovanna Ferrante, Lev Conehero, Lua M.O, Luiza Corá, Maria Tereza Bomfim, Marina Kehl, Rayane Gomes Borges e Sophia Lopes Lima.

A exposição integra o Programa de Exposição de Formadas e Formados em Artes Visuais da FAAP e acontece há 20 anos. Além dele, há diversas ações de formação e inserção no campo de atuação profissional na área de Artes Visuais, como a Anual de Arte FAAP, os programas de residência artística e seu ‘open studio’.

“Este Programa de Exposição adquire um sentido especial e fundamental ao possibilitar uma primeira experiência individual – e institucional – não mais como estudantes de artes, mas na condição de jovens que iniciam um percurso de afirmação profissional como novos integrantes dentro do segmento de atuação que escolheram”, afirma Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais e da Residência Artística FAAP.

Mais informações: www.faap.br/residencia-artistica.

Serviço

Residência Artística FAAP - São Paulo – Programa ‘open studio’

Dia 29 de março, sábado, das 12h às 17h

Exposição “Estudos para ontem” - Programa de Exposição de Formadas e Formados em Artes Visuais – FAAP

Abertura dia 29 de março, sábado, das 12h às 17h

Período expositivo: até 07 de junho

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30

Fechado aos sábados (exceto 29 de março e 07 de junho), domingos e feriados

Entrada gratuita

Residência Artística FAAP – Edifício Lutetia

Praça do Patriarca, 78 – Sé

Fonte: Assessoria de imprensa da FAAP

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.