Lazer e Cultura
10
/
05/2023
10
/
05/2023
No dia 11 de maio de 2023, a partir das 19h, o Arquivo Histórico Municipal, sediado à Praça Cel. Fernando Prestes, 152 no Bom Retiro, realizará o evento Entre Placas e Ruas: o que é digno de memória?
O evento tem o intuito de prestigiar os premiados no edital "Memorabilia”, lançado em 2022, promovido pelo Núcleo de Memória Urbana da Instituição.
O Núcleo, que é o responsável por instruir o prefeito a aprovar ou vetar as propostas de nomeação das ruas da cidade, através de pareceres técnicos, também administra e alimenta constantemente as informações disponibilizadas no site Dicionário de Ruas de São Paulo (dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br).
No site, amplamente acessado pela população, é possível encontrar biografias de homenageados nas placas da cidade e também justificativas e significados dos nomes que foram escolhidos para não só orientar espacialmente os munícipes, mas também firmar o que é digno de ser lembrado naquele local. As propostas selecionadas através do edital Memorabilia também estarão disponibilizadas a partir de agora na plataforma.
No intuito de expandir uma tímida ferramenta de comentários existente no site, através da qual os usuários podiam contribuir com informações, memórias e curiosidades sobre os logradouros, aventou-se a ideia de trazer protagonismo a esta produção espontânea de registros, que culminou com a criação do Programa Memorabilia, visando selecionar memórias de moradores e frequentadores de São Paulo nos formatos de texto e fotografia e publicá-las no Dicionário de Ruas.
A ideia por trás do Memorabilia é ampliar a participação da população, através de narrativas que fazem uso de outras linguagens que não as técnicas, criando uma relação entre os fatos trazidos pela história oficial e as narrativas das vivências dos que moram e habitam essa grande cidade feita de muitas cidades.
Em sua primeira edição, das 26 propostas enviadas, foram selecionadas 16, das quais 5 saíram premiadas, sendo uma representante de cada região da cidade (Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro). Dentro dessas propostas, encontramos conteúdos de naturezas variadas, desde fotografias a desenhos e ilustrações, passando por textos mais extensos que contam até com entrevistas aos moradores e também outros mais sucintos, como a letra de uma música autoral, mas todas com um olhar poético e múltiplo sobre a cidade.
No evento do dia 11/5, além dos ganhadores do prêmio, participarão do debate mediado pela equipe do AHM, os pesquisadores Giselle Beiguelman e Renato Cymbalista, além de autoridades da SMC, entre elas a Secretária Aline Torres.
O evento é aberto e não há inscrição, mas está sujeito à lotação.