Social
03
/
02/2025
03
/
02/2025
O Marco Zero da Gastronomia, projeto social pioneiro na capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade para a área da gastronomia e eventos, foi lançado na última sexta-feira (31), com a presença do prefeito Ricardo Nunes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a chef e empresária Gil Gondim. Também fazem parte do projeto a Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), a Catedral da Sé e a Missão Belém.
O Marco Zero tem como objetivo transformar o cenário da gastronomia e do setor de eventos, promovendo capacitação profissional e desenvolvimento socioeconômico e está localizado estrategicamente na Praça da Sé, no Centro Histórico da cidade.
O prefeito Ricardo Nunes participou da inauguração do novo programa e reforçou a importância da gastronomia para a cidade de São Paulo. “Uma pessoa vulnerável, sem condições de pagar um curso desse, vai poder fazer esse curso, se capacitar e estar no mercado de trabalho ganhando um bom salário. Além da oportunidade para as pessoas, a iniciativa ajuda a cidade, porque a gente tem todo esse ambiente favorável de clientes, demanda e consumo. É importante as pessoas estarem preparadas para assumir esse papel na capital da gastronomia, nenhuma cidade no mundo tem tanta diversidade de gastronomia quanto nós temos aqui.”, afirmou Nunes, ressaltando o bom momento da economia da cidade, com geração de emprego e renda, e da requalificação do Centro.
Idealizado pela empresária Gil Gondim, o projeto, que está em sua primeira fase, oferece 350 vagas distribuídas em sete cursos diferentes. Neste momento, as inscrições estão encerradas, mas já conta com uma lista de espera com mais de 450 interessados. “A nossa escola começa a funcionar na segunda, dia 3 de fevereiro, e vai capacitar as pessoas com as técnicas francesas para que elas possam sair daqui realmente qualificadas para trabalhar no mercado de gastronomia. Poder trazer um pouco mais de dignidade para essas pessoas não tem preço”, destacou Gil Gondim, que transferiu para o Centro da capital a sede da Casa Gil Gondim, que funcionava em Santo André, no ABC, em maio do ano passado. Veja mais clicando aqui.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana, celebrou o lançamento do projeto Marco Zero da Gastronomia, que reafirma o compromisso da Prefeitura com a inclusão social e a dignidade. “Este programa é uma oportunidade concreta para transformar vidas, capacitando pessoas em situação de vulnerabilidade e promovendo sua inserção no mercado de trabalho. Iniciativas como esta mostram que, com parcerias e ações efetivas, é possível oferecer novas perspectivas e construir uma sociedade mais justa”, enfatizou.
O projeto é vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e terá a duração de 9 meses, tendo início nesta segunda-feira (3).
Também presente no lançamento do programa, o presidente da ABRAFESTA, Ricardo Dias, ressaltou as oportunidades que o setor de eventos promove na vida dos profissionais. “O setor de eventos gera 15% da empregabilidade do Brasil. É muito dinâmico, uma pessoa qualificada está empregada no sábado para trabalhar imediatamente. A gente, com certeza, vai conseguir levar distribuição de renda e a dignidade que as pessoas precisam.”
Os cursos ofertados são: Gastronomia em Ação; Auxiliar de Cozinha; Sorveteria; Cozinha Fria; Cozinheiro Básico; Panificação; e Confeitaria. Cada curso conta com 50 vagas em duas turmas.
O projeto possibilita a formação de rede de contatos no mercado, oportunidade de estágio ou contratação, material didático e insumos gratuitos, autonomia financeira, suporte durante o curso, e, ao final, certificação. Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 60 anos, possuir RG e CPF, ensino fundamental completo, e morar no município de São Paulo.
Transformação no Centro
O Marco Zero se une a outras iniciativas da Prefeitura para a reinserção no mercado de trabalho das pessoas em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, na recuperação do Centro. Saiba mais aqui.
Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a Prefeitura mantém outras duas capacitações em gastronomia. O primeiro, é o Programa Rede Cozinha Escola, que tem como objetivos da parceria a capacitação em serviços de alimentação e a formação em segurança alimentar e nutricional. O segundo, por meio de parceria estabelecida pelo FUMCAD, o Projeto Startup do Bem, tem o objetivo de qualificar e instruir adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de aprendizagem em conteúdos de empreendedorismo na gastronomia, e para preparação para o primeiro emprego e mundo do trabalho, estimulando principalmente, o empreendedorismo social e a solução de problemas sociais.