Lazer e Cultura
12
/
05/2023
31
/
05/2023
Comemoração de Dia das Mães pode ir além dos presentes. Curtir tempo dequalidade ao lado de quem a gente ama também é uma maneira especial de celebrara data.
E que tal dividir essa memória carinhosa com a gente? Entre espetáculos,exposições, música, cinema e rodas de conversa, confira a programação completado #TodosPeloCentro para o fim de semana das Mães na região.
Ah, e não esqueça: todos os museus do Governo do Estado de SãoPaulo estão com entrada gratuita para as mães e um filho,mediante apresentação de documento que comprove grau de parentesco.
Maternagem e Autocuidado - Especial Dia das Mães
No final de semana do Dia das Mães (14), o Museu das Favelas promove uma programação especial e gratuita voltada para as mães e famílias. No sábado, dia 13, terá um espaço dedicado ao autocuidado, com oferta de massagem, manicure e troca de experiências com empreendedoras que trabalham com o tema. No jardim do Museu, um espaço lúdico para as crianças se divertirem.
Ainda no dia 13, às 15h, acontecerá o Papo Reto, roda de conversa com Tinna Rios, mulher negra, comunicóloga e influenciadora digital que nos dará outros pontos de vista sobre o processo de abolição da escravatura, datado de 13 de maio de1888, numa abordagem que entrelaça a histórias, as mulheres e nossos dias atuais.
No domingo, dia 14, às 14h,educadores do Museu, Wevs e Isart, apresentam a contação de histórias “De passinho em passinho”, que propõe um aprendizado de diferentes danças e ritmos por meio de práticas lúdicas, num percurso pelos diferentes espaços do museu. A história é contada em libras e português, de forma que o corpo de todo mundo fale junto e aprenda a ser mais acessível, pelo tato, pela visualidade e pela audição, buscando alcançar diferentes sentidos para os mais variados públicos, focando nas crianças, mas dialogando com todas as idades.
Dentro da programação do fim de semana, o Museu das Favelas conta com a venda da TupiOcas Brasil Gourmet, com tapiocas doces, salgadas, opções veganas e vegetarianas emassas saborizadas, iniciativa criada por Bê Paiva - afroindígena empreendedor, ‘cria’ da favela do Arranca Toco na comunidade de Beberibe, em Recife - PE.
Quando: sábado (13)e domingo (14), das 11h às 16h
Onde: Museu das Favelas. Av. Rio Branco, 1269 - Campos Elíseos, São Paulo
Entrada gratuita
Espetáculo ‘Ser Você e Ainda Ser Eu’
Neste sábado, dia 13, às 14h, a Biblioteca Mario de Andrade recebe o espetáculo ‘Ser Você e Ainda Ser Eu’, produzido pelo grupo Mão na Luva. Criada a partir da experiência da maternidade e da relação com os bebês, o espetáculo conta para os pequenos a história do surgimento da vida, do útero até o desvinculo materno, em cenas sensíveis e poéticas.
Após o espetáculo, o grupo Mão na Luva propõe a oficina Despertar os Sentidos, que convida os bebês e seus acompanhantes para uma descoberta de texturas, cheiros, sabores e cores, numa sala com materiais diversos, preparados especialmente para a atividade. ⠀
Quando: sábados 13 e 20 de maio, às 14h; dia 27, às 11h
Onde: Biblioteca Mario de Andrade. R. da Consolação, 94 -República, São Paulo
Programação gratuita
As cantoras e a história do rádio no Brasil
A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em setembro de 1922,no Rio de Janeiro, e, sobretudo entre as décadas de 1930 e 1950, foi de uma importância imensurável, essencial até mesmo para a própria unificação do país como nação. As Rádios Nacional, Tupi e Mayrink Veiga, do Rio, e a Record e Tupi de São Paulo, foram algumas das grandes potências de seu tempo, somadas às emissoras locais de todos os estados. A seguir, a televisão deu continuidade a tal trabalho, aperfeiçoando as criações radiofônicas no campo do jornalismo, música, humor, dramaturgia, esporte e variedades. Quanto às cantoras, tiveram um protagonismo inédito em nossa cultura, abriram espaço para que a profissão se tornasse uma ambição de muitas outras. Nesta exposição, disposta em dois grandes espaços, no primeiro, serão destacados alguns momentos marcantes da história do rádio no país, e no segundo, detalhes da vida e carreira de 24cantoras. Uma viagem da maior relevância para se compreender a evolução da comunicação e da própria sociedade brasileira.
Quando: até 25de junho, terça a domingo das 9h às 20h
Onde: Farol Santander
Entrada para visitação, mediante a compra de ingressos, até às 18h, podendo permanecer até às 20h.
Dança Materna no Novo Anhangabaú
Sábado (13), às 15h - aulas de Dança Materna. Além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla ou em trio -já que outros integrantes da família são sempre bem-vindos - a dança materna possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto e a reeducação corporal, que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê, proporcionando um momento de leveza e afeto.
Quando: Sábados, 13 de maio, às 15h e 20 de maio às 14h
Onde: Av. São João - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Espaço livre
Confira a agenda completa do #TodosPeloCentro clicando aqui.