Lazer e Cultura
29
/
11/2024
29
/
11/2024
No dia 12 de dezembro, às 19h30, a cantora e compositora Fortuna se apresenta no Mosteiro de São Bento, em um evento realizado pelo Sesc Florêncio de Abreu. Neste show especial, Fortuna empreende um trabalho de resgate da cultura e tradições do cancioneiro ladino. Em paralelo, sua busca pela espiritualidade levou-a a estabelecer um diálogo musical e inter-religioso com os Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento em São Paulo.
Para Fortuna, “o que buscamos em nosso trabalho é encontrar, através do diálogo entre as culturas, a harmonia da diferença. Celebramos o fato de estarmos no Brasil, uma terra que sempre acolheu de forma única os seus imigrantes. Cada vez mais acreditamos que a harmonia se dá pela junção das particularidades e não pelo sufocamento delas. Assim, a diferença desmancha-se para a celebração de um mundo mais solidário.”
O Coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento de São Paulo, cujo repertório se baseia nas orações da Igreja Católica e na "palavra cantada" dos cantos gregorianos, é um exercício diário de louvação nas celebrações ritualísticas do Mosteiro. O coro é dirigido por Dom Alexandre de Andrade Silva - OSB, que afirma que o encontro com Fortuna tem um significado muito importante no campo do diálogo inter-religioso. A tradição cristã tem sua origem e fonte no judaísmo e nas sagradas escrituras; e o próprio canto gregoriano tem sua fonte na tradição judaica. "É algo inédito uma cantora judia cantando com monges beneditinos", finaliza Dom Alexandre.
Neste concerto no Mosteiro de São Bento, Fortuna e os Monges Beneditinos apresentarão cantos gregorianos e da cultura judaica. Fortuna também interpretará cantos de outras culturas, propondo uma interação com o público, como na “Canção do abraço” e “Te Aroha” (Nova Zelândia).
Ficha Técnica
Serviço