Social
21
/
07/2023
26
/
07/2023
Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou mais um Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), o NCI ‘Bunkyo’, localizado na Liberdade, região central do município.
A inauguração do novo NCI da cidade de São Paulo contou com a presença do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., que comentou a importância de ter serviços de referência na rede socioassistencial.
"Quem vai fazer desse lugar uma referência são os valores que vocês [OSC] aplicarem aqui nesse lugar, e são as pessoas que aqui estarão vivenciando os valores que propagam", declarou.
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem capacidade de atendimento a 200 pessoas e disponibiliza atividades e oficinas de introdução à informática, origami, ikebama, soroban, dança, leitura de contos, artesanato, atividade física, condicionamento físico e música.
A Zilah Daijo, coordenadora do núcleo social da Organização de Sociedade Civil (OSC) 'Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social' e ex-funcionária pública da SMADS, reforçou a importância desse tipo de equipamento. “A assistência social por si só não basta, serviços como este são necessários para que o trabalho da rede socioassistencial vá além”, disse.
O NCI é um serviço vinculado à Coordenação de Proteção Social Básica (PSB) da SMADS, destinado aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. A modalidade oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo a construção de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território. Este tipo de serviço contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Diversos idosos dispostos lado a lado fazendo a apresentação de uma dança. Cada um deles segura dois pedaços de madeiras, um em casa mão.
O NCI ‘Bunkyo’ é administrado pela Organização de Sociedade Civil (OSC) 'Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social', com repasse mensal de R$ 44.833,77. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Esse é o primeiro serviço da OSC em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Rede Socioassistencial
A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 90 NCIs que totalizam mais de 13 mil vagas. Os serviços são de convivência e fortalecimento de vínculos e têm o objetivo de oferecer proteção social a idosos, com prioridade para: os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; que apresentem vivências de isolamento, violência, apartação, conflitos, abandono, confinamento, preconceito/discriminação por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário; e aqueles cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.