Atração de Investimentos
11
/
02/2025
11
/
02/2025
A região central da cidade de São Paulo ganhou 25 mil novas empresas em 2024. Entre 2021 e 2024, o saldo acumulado chegou a 64 mil empresas, já descontadas aquelas que fecharam ou migraram para outras áreas. Rica em infraestrutura, a região é uma das mais beneficiadas pela série de incentivos criados pela Prefeitura para movimentar a economia no pós-pandemia, a sólida estrutura econômica, segurança jurídica garantida pelas políticas adotadas pela gestão municipal e os incentivos fiscais.
Com isso, o total de empresas ativas no centro passou de 290.185 em 31 de dezembro de 2020, para 354.955 em 31 de dezembro de 2024, um crescimento de 22,3%, número que evidencia a revitalização do Centro e a crescente atratividade da região para empreendedores e investidores.
No período de quatro anos, foram 90.407 empresas abertas nos distritos que formam a subprefeitura da Sé, ante 25.636 que fecharam ou migraram dali. O crescimento de novos negócios na região confirma o movimento de retomada da área central da cidade pela população. E esse movimento positivo acontece após importantes investimentos da Prefeitura em segurança urbana e na própria revitalização das áreas centrais de São Paulo.
“A região central da cidade também foi impactada positivamente nos últimos anos por programas de estímulo da Prefeitura, como o Requalifica Centro e o Triângulo SP, que concedem benefícios de IPTU para imóveis da região e redução da alíquota de ISS para serviços realizados na requalificação destes imóveis”, afirmou o secretário da fazenda, Luis Felipe Vidal Arellano.
“Além disso, a Prefeitura investiu na segurança da região central, com reforço das rondas da GCM e PM via operação delegada, bem como a implantação do "Smart Sampa", que foram responsáveis por uma sensível melhora na segurança no perímetro. Isso tudo cria um ambiente favorável para investimentos na região, refletindo no aumento do número de empresas que escolhem o Centro para suas atividades", finalizou.
Nesse período, o ano de 2024 foi o mais expressivo em termos de expansão empresarial para a região central como um todo, com um total de 32 mil novas empresas abertas e um saldo positivo de 25 mil na subprefeitura da Sé, formada por oito distritos: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé. Esse desempenho supera o cenário pré-pandemia, quando, em 2019, foram registradas 16 mil novos negócios e um saldo de 9,8 mil.
Sé e República em destaque
Os distritos da Sé e República estão entre os destaques nesse movimento, concentrando saldo de 21,7 mil novas empresas nos últimos quatro anos, com saldo de 13.776 - descontadas as que migraram ou fecharam. Na República, o saldo foi de 7.832 novos negócios e na Sé de 5.994.
Apenas em 2024, foram abertas 5,9 mil novos empreendimentos nos dois distritos, com saldo positivo de 3,9 mil, o que reforça sua importância como um dos principais pólos empresariais da cidade. A infraestrutura da região, aliada à proximidade com grandes centros comerciais e culturais, favorece a instalação de novos negócios, impulsionando a economia local e a geração de empregos.