CAIXA Cultural SP: Exposição "Pequenas utopias - revistas de artista no Brasil" | Última semana

Última semana da exposição que reúne revistas de artista publicadas nas últimas cinco décadas em cinco regiões brasileiras

Lazer e Cultura

22

/

03/2024

Última atualização:

22

/

03/2024

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta até o dia 31 de março, a exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”. Com a curadoria de Amir Brito Cadôr, a mostra revela uma centena de revistas de artista editadas entre 1960 e 2021, de forma independente e em diferentes formatos, como artes gráficas, arte-postal, arte sonora, zines, entre outras. A entrada é gratuita.

A edição de revistas, jornais e outras publicações seriais por artistas, a partir dos anos 1960 constitui uma forma de atuação artística que sempre buscou aproximar as obras de um público mais amplo, possibilitando novos circuitos de produção e consumo. Produzida a partir de diferentes linguagens, a revista de artista surge num momento histórico em que os artistas reivindicavam o papel de mediadores de suas obras com o público, lugar antes ocupado por críticos, curadores e professores de arte.

Para o curador da mostra, Amir Brito Cadôr, “essas revistas trazem de modo implícito certa utopia de seus editores, de que a arte seja acessível, que ela faça parte do cotidiano e possa ser produzida e consumida por mais pessoas. Mas elas também são utópicas no sentido de criar espaço, físico ou mental, para o debate e a apresentação de obras contemporâneas de jovens artistas que encontram dificuldade para chegar na grande mídia ou que manifestam desinteresse em participar do sistema de galerias”.

A exposição reúne importantes títulos publicados em diferentes períodos, de norte ao sul do Brasil, como Artéria (1975-2016), Qorpo Estranho (1976-1982), À Margem (1986-2001), Comunicarte (1991-2010), Malasartes (1975-1976), Sofá (2003-2011), Karimbada (1978, Arte em São Paulo (1981-1987), entre outras.

As obras foram distribuídas em nove núcleos temáticos, mapeados conforme as práticas artísticas veiculadas nas últimas décadas: arte postal, arte sonora, escritos de artista, ensaios gráficos, exposição portátil, poesia visual, revista-montagem, revistas de uma página e zines. Essas categorias cumprem um caráter didático, com o propósito de destacar a diversidade e as características das publicações.

Uma das categorias mais curiosas da exposição é a revista de uma página, nome que deriva de uma publicação em inglês, one page magazine, que serviu de título para uma exposição realizada no Cabinet du Livre d’Artiste em Rennes, na França. Essa exposição reuniu outras publicações com essa característica, sendo que a revista de artista Comunicarte foi a única publicação brasileira incluída na mostra.

Ao visitar a exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”, o público terá a oportunidade de explorar um universo de revistas alternativas que não imaginava existir, já que muitas das publicações são pouco conhecidas fora do círculo especializado.

SERVIÇO:

Exposição: “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”

Local: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP)

Abertura: 24 de fevereiro, sábado, às 11h

Período: De 20 de fevereiro a 31 de março de 2024

Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.