Social
24
/
07/2023
26
/
07/2023
Para celebrar os 32 anos do Dia Nacional da Lei de Cotas, nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de São Paulo realiza, até as 17h, na Praça das Artes, região Central da cidade, a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, disponibilizando mais de 600 vagas de emprego por 40 empresas.
“Aqui podem ser encontradas várias empresas ofertando mais de 600 vagas para pessoas com deficiência, um trabalho muito importante que mostra a pujança da cidade de São Paulo, essa cidade que tem uma economia muito ativa e, portanto, que gera oportunidade para as pessoas. Aqui você encontra pessoas de vários locais que poderão contactar várias empresas para poder encaminhar os seus currículos, em um mesmo espaço, portanto um trabalho muito importante da Prefeitura de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
O evento é realizado pela pelas secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo foi a responsável por fazer a pré-seleção voltada para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS, além de encaminhar os candidatos às empresas que possuíam seus perfis compatíveis.
“A cidade tem se empenhado para gerar oportunidade. O mercado de trabalho aqui no município é muito dinâmico, pujante, mas infelizmente de maneira orgânica ele não consegue absorver todo mundo, e este é um dos principais papeis da Prefeitura de São Paulo, impulsionar as pessoas que muitas vezes não conseguem ter oportunidades sozinhas e nesse sentido as pessoas com deficiência são as pessoas que mais precisam de apoio”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Ultrafarma, Hospital Beneficência Portuguesa, Assaí Atacadista, Telha Norte e Italac estão entre as empresas que participam desta edição, com a oferta de salários que variam entre R$ 660 (aprendiz) e R$ 3.900.
“Eu acredito que mais de mil pessoas estarão aqui hoje, visitando os estandes até o final da tarde, mas as vagas que não forem preenchidas também serão estendidas aos CATes, da Prefeitura, a partir de amanhã. Basta procurar uma das nossas unidades”, explicou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.
Ao fim do mutirão, diversos candidatos avançam para as próximas etapas dos processos seletivos e têm chances de serem empregados. É o que espera Michele Garcia, 24 anos, que busca o seu primeiro emprego. “Eu vim procurar o meu primeiro emprego, orientada pelo pessoal do CATE. Eu achei muito organizado, acessível, perto de estação e com umas empresas muito interessantes. A minha expectativa está nas alturas. Foi realmente muito bom e espero poder sair daqui empregada”, afirmou.
“Eu já trabalhei muitos anos como auxiliar de limpeza, repositor de mercadoria, em almoxarifado, mas hoje estou desempregado. A gente, com deficiência, não consegue entregar muito currículo, é mais pelo CATE, e ter várias empresas grandes em um lugar hoje facilita muito. Eu mesmo já consegui abrir umas quatro fichas. Tenho fé em Deus que ainda vou arrumar um serviço neste ano e que muitas pessoas sairão daqui empregadas”, afirmou Rogério Soares Correia, 41 anos.
Criado em 2017, o Contrata SP - Pessoa com Deficiência já ofertou mais de 17 mil vagas e contou com cerca de 700 empresas participantes. O mutirão de empregabilidade é uma iniciativa que busca inserir profissionais com deficiência no mercado de trabalho, aproximando o público-alvo e recrutadores em um mesmo espaço. No local da ação, os candidatos com deficiência auditiva e surdos contaram com intérpretes de Libras e suporte da CIL - Central de Intermediação em Libras.
A equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo esteve presente e ofereceu oficinas sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e como produzir um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego.
O SESC também participou do evento divulgando suas ações inclusivas para as pessoas com deficiência. O evento teve como parceiro a Câmara Paulista de Inclusão que realizou a celebração do 32º aniversário da Lei de Cotas com o tema: “Novos tempos, compromisso com avanços pela inclusão da pessoa com deficiência.’’