
Os desafios da carreira profissional com a produção cultural em música, estratégias e possíveis caminhos para mulheres que atuam ou desejam atuar na área.
Izabela Vieira é natural de Sorocaba (SP), graduada em Comunicação Social – Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi e tem pós-graduação/extensão em História da Música pela IBRA. Desde 2003 trabalha com desenvolvimento, pesquisa e produção de conteúdo artístico, formativo e de memória com foco em música para projetos culturais, instituições e casas de cultura. Atualmente é coordenadora do ponto de cultura Casa do Ritmo de Sorocaba e da produtora artística Passarim Produções, que agencia artistas como Fanta Konatê (Africa-BR), Marina Iris, Firma o Ponto, além de cases e projetos em parceria com artistas como Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, Trio Macaíba, Anastácia, Mestrinho, entre outros.
Juliana Jesus é arteira por destino e missão, filha, neta e cria de Dona Tereza Josefa, da Silva Rosimeire, da Silva Iracema e das Silva todas. Nascida e forjada no Jardim Camargo Velho, Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, carrega 32 anos de vivência e pulsação cultural periférica. Com 15 anos de atuação na cultura e no audiovisual, é light designer e produtora com passagem marcante de 13 anos na Fundação Padre Anchieta. Desde 2016, é força motriz e membra do ZUMBIIDO AFROPERCUSSIVO, bloco preto paulistano que nasceu como festa em 2007 e hoje se afirma como um grupo artístico-musical formado exclusivamente
por pessoas pretas, onde atua na produção executiva e de campo, costurando arte, música e resistência.
Guete Oliveira é Margareth Desbatiani de Oliveira, diretora da MOLEKA, empresa de produção cultural atuante desde 1993, especializada na área musical. Guete realizou projetos importantes como o Festival Chorando Alto (1997 e 1998) e Festival Amazonas de Ópera (2002). Foi produtora executiva da cantora Maria Rita durante dez anos (2000 a 2010). Desde então, diversificou seus clientes e atuou na produção executiva de mais de 60 artistas e 40 projetos. Atualmente realiza a produção cultural de artistas como Roberta Campos, MPB4, Flavio Venturini, Áurea Martins, dentre outras/os.
Vanessa Soares é sócia fundadora da Movimentar Produções e atua desde 1999 como produtora cultural e de diversas/os artistas da música, como Alissa Sanders, Batucada Tamarindo, Bruno Duarte, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Gabriel Levy, MARTTE, Moçambique Estrela Guia, Terno Marinheiro de São Domingos, Xaxado Novo e Xuxa Levy. É produtora cultural dos grupos de dança Cia Sansacroma, Coletivo Calcâneos, Oyá Por Elas e Zona Agbara. Possui parceria com o projeto “Na Sala” e com a Melodia Produções. Em 2019 ganhou o Prêmio Suburbano Convicto em SP pela atuação dentro da Militância Negra, mesmo ano em que começou a produzir a banda Funmilayo Afrobeat Orquestra, onde também é dançarina.
Maitê Freitas é jornalista, pesquisadora e ensaísta. Doutoranda em Mudança Social e Participação Política e mestre em Estudos Culturais, ambos pela Universidade de São Paulo. É coordenadora editorial da Oralituras Editora. Desenvolve e colabora com diferentes projetos para a valorização das culturas negras e a participação das mulheres negras na sociedade. Integra a equipe da Casa Sueli Carneiro.


