
O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta uma retrospectiva completa da obra de Charles Chaplin, criador do inesquecível personagem Carlitos, o Vagabundo. A programação inclui 83 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, curso, debate e diversas atividades paralelas.
Considerado um gênio do audiovisual, Charles Chaplin nasceu no ano de 1889 em uma família humilde, na Londres do final do século XIX. Suas produções são conhecidas por misturar elementos da comédia pastelão com uma forte crítica social, investigando a relação entre o ser humano e o acelerado e insensível ritmo da modernidade, em que o sentimentalismo serve como cura para a dureza da vida cotidiana. Filmes como O garoto (The Kid, 1921), Luzes da cidade (City Lights, 1931) e Tempos modernos (Modern Times, 1936) são exemplos desse estilo.
A retrospectiva é uma rara oportunidade de ver e rever toda a genialidade de Charles Chaplin, que iniciou sua carreira na película em 1914, foi ator, diretor, produtor, roteirista, compositor e contribuiu imensamente para a formação da linguagem do cinema em seus primórdios. A forma como ele construía o seu humor a partir de situações inusitadas do cotidiano, subvertendo uma realidade ordinária, e usando como matéria-prima principal o seu próprio corpo, atravessou gerações e continua influenciando atores e cineastas.


