A Pinacoteca irá realizar sua primeira festa junina, gratuita e aberta ao público e a comunidade!
No dia 29.06, sábado, a Pina Contemporânea será palco e ambiente para a Pina Junina, transformando sua Praça em um local para brincadeira, dança, encontro, gastronomia e festejo dessa tradição brasileira.
A festa conta com a apresentação do tradicional Grupo Cupuaçu fundado por Tião Carvalho, e o Pé de Manacá, projeto de forró de rabecas tocado por mulheres.
Entre uma apresentação e outra, tem o set musical de vinil comandado pelos Djs do projeto Forró dos Ratos; Rodrigo Ferrolho, Ricardo Ferreira e Reine Oliveira.
A praça de alimentação de comidas e bebidas típicas ficará por conta do projeto Pão do Povo da Rua, iniciativa do Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira que atua no território da Luz (São Paulo, SP) na distribuição de marmitas para os moradores do entorno.
A entrada na festa é gratuita. É só chegar!
Sobre a programação
GRUPO CUPUAÇU
Criado em 1986, o Cupuaçu – Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras, realiza desde 1990 a Festa do Bumba meu boi no Morro do Querosene, localizado no Butantã, zona oeste de São Paulo.
O grupo é composto por membros de famílias de diferentes origens oriundas do Maranhão, além de outros migrantes de outras regiões brasileiras e imigrantes de outras partes do mundo.
Com cerca de 40 integrantes entre dançarinos e músicos (adultos, jovens e crianças) e com um repertório formado por uma vasta gama de danças e músicas tradicionais, o Grupo Cupuaçu é responsável por manter viva as tradições maranhenses do Bumba-Meu-Boi e do Tambor de Crioula na cidade de São Paulo.
PÉ DE MANACÁ
Pé de Manacá é um grupo de forró de rabeca formado em 2017 por quatro mulheres, Alice Vaz, Beatriz Da Matta, Maria Carolina e Sofia Baroukh.
Tendo como sonoridade central a rabeca, precursora da sanfona na história do forró, seu trabalho criativo se desenvolve em composições próprias e em interpretações autorais.
Nos arranjos vocais, o Pé de Manacá busca inspiração nas vozes de grandes intérpretes, nos coros femininos característicos das gravações e nas compositoras presentes na história do forró pé-de-serra. Tem ainda como referência os forrós de rabeca, que se projetaram principalmente na cena nordestina a partir do final dos anos 1990, e a pesquisa voltada ao universo das manifestações tradicionais, buscando inspiração nos trabalhos de mestres e mestras da cultura popular brasileira
FORRÓ DOS RATOS
O Forró dos Ratos é um projeto fundado por DJs que se juntaram para resgatar e pesquisar produções icônicas da musicalidade e da cultura nordestina, a partir do vinil. Desde 2016 o coletivo promove encontros dançantes semanais no Estúdio Lâmina, espaço independente no centro histórico de São Paulo, que reúne uma fina seleção musical do forró nordestino e da cultura popular.
Serviço
Data: 29 de junho de 2024
Horário: das 13h às 20h
Local: Pina Contemporânea
Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP.