
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”, com as principais obras do consagrado cineasta e um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha.
O evento gratuito acontece de 13 de setembro a 01 de outubro, e traz o estilo inconfundível do diretor Álex de la Iglesia que faz do cinema de gênero um campo de experimentações e mergulhos autorais, com obras marcadas pelo excesso, pelo grotesco e, também, pelo humor ácido e inteligente. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o diretor, que já foi chamado de Tarantino espanhol, construiu uma filmografia poderosa e coerente, feita de personagens e histórias complexas que mantêm o espectador arrebatado, ao mesmo tempo com um sorriso no rosto e o olhar atormentado.
A mostra possui diversos destaques da carreira do diretor. Para a abertura do dia 13 de setembro, o clássico Ação Mutante (Acción Mutante,1993), considerado um marco do cinema de gênero na Espanha, traz o roteiro que se passa num futuro indeterminado e apocalíptico. Foi produzido por Pedro Almodóvar e está completando trinta anos em 2023.
01.10 I domingo
13h Homenagem a José Mojica Marins I A PRAGA, classificação 16 anos
14h30 CRIME FERPEITO, classificação 18 anos
17h SESSÃO ESPECIAL POKEEPSIE FILMS I MUSARAÑAS, classificação 18 anos
Sessão-homenagem: A Praga de José Mojica Marins
A PRAGA, de José Mojica Marins
São Paulo, 2021, 70 min, terror
Roteiro: Rubens Francisco Lucchetti
Elenco: Wanda Cosmo, Felipe Von Reno, Silvia Gless
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse
O filme conta a história de um jovem e belo casal – Juvenal e Marina – que no feriado de Sexta-Feira Santa vai passear por uma região rural para tirar fotos. O casal acaba se deparando com uma velha exótica, que Juvenal começa a fotografar, enquanto debocha dela, chamando-a de bruxa. A velha então joga uma praga no inconsequente rapaz: “Suas carnes se abrirão em cancro, cairão em pedaços e arderão como brasas!”. É o início da desgraça de Juvenal, que passa a ser atormentado por terríveis pesadelos, torna-se irritadiço e violento e por fim afunda em um processo de loucura e paranoia.
CRIME FERPEITO (Crimen ferpecto), de Álex de la Iglesia
Espanha/Itália, 2004, 105 min, legendas em português, comédia
Roteiro: Jorge Gerricaechevarría, Álex de la Iglesia
Elenco: Guillermo Toledo, Mónica Cervera, Luis Varela, Fernando Rojete, Javier Gutiérrez
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse
Rafael é vendedor de uma sofisticada loja de departamentos em Madri. Ambicioso e arrogante, é desejado pelas mulheres, que o querem como amante, e bajulado pelos homens, que querem ser como ele. Mas, sua liderança nas vendas e a chance de subir de cargo são ameaçadas por Dom Antonio, antigo e experiente vendedor. Durante uma briga dentro de um provador, Rafael mata o seu oponente. Na tentativa de ocultar o crime, é surpreendido pela ajuda de uma estranha cúmplice.
SESSÃO ESPECIAL I POKEEPSIE FILMS
MUSARAÑAS, de Juanfer Andrés e Esteban Roel
Espanha, 2014, 91 min, legendas em português, terror
Roteiro: Juanfer Andrés, Sofía Cuenca
Elenco: Macarena Gómez, Nadia de Santiago, Hugo Silva, Luis Tosar, Carolina Bang
Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse
Espanha, década de 1950. Montse tem agorafobia e vive trancada num sinistro apartamento em Madri. Ela trabalha como costureira e seu único contato com a realidade é a irmã mais nova, que experimenta o mundo do lado de fora. Certo dia, Carlos, um vizinho, se acidenta na escada do edifício e é recolhido por Montse. Agonizante, sem poder se mexer, o rapaz viverá uma bizarra experiência dentro deste apartamento.


