
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”, com as principais obras do consagrado cineasta e um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha.
O evento gratuito acontece de 13 de setembro a 01 de outubro, e traz o estilo inconfundível do diretor Álex de la Iglesia que faz do cinema de gênero um campo de experimentações e mergulhos autorais, com obras marcadas pelo excesso, pelo grotesco e, também, pelo humor ácido e inteligente. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o diretor, que já foi chamado de Tarantino espanhol, construiu uma filmografia poderosa e coerente, feita de personagens e histórias complexas que mantêm o espectador arrebatado, ao mesmo tempo com um sorriso no rosto e o olhar atormentado.
A mostra possui diversos destaques da carreira do diretor. Para a abertura do dia 13 de setembro, o clássico Ação Mutante (Acción Mutante,1993), considerado um marco do cinema de gênero na Espanha, traz o roteiro que se passa num futuro indeterminado e apocalíptico. Foi produzido por Pedro Almodóvar e está completando trinta anos em 2023.
30.09 I sábado
14h Sessão especial “Terrores brasileiros” I A SOMBRA DO PAI, classificação 16 anos
16h Debate “O fantástico de todo dia” com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e com a jornalista e pesquisadora Laura Cánepa
18h A COMUNIDADE, classificação 18 anos
SESSÃO ESPECIAL I TERRORES BRASILEIROS
A SOMBRA DO PAI, de Gabriela Amaral Almeida
Brasil, 2018, 92 min, suspense
Roteiro: Gabriela Amaral Almeida
Elenco: Nina Medeiros, Julio Machado, Luciana Paes, Carlota Joaquina, Caio Juliano
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse
O filme conta a história de um pai e uma filha que não conseguem se comunicar. Órfã de mãe, Dalva, de nove anos de idade, vê o seu pai, o pedreiro Jorge, ser consumido pela tristeza após perder o melhor amigo. Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais ausente – e eventualmente perigoso –, resta a Dalva a esperança de que sua mãe haverá de voltar.
Debate “O fantástico de todo dia”
16h Debate “O fantástico de todo dia” com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e com a jornalista e pesquisadora Laura Cánepa.
A COMUNIDADE (La comunidad), de Álex de la IglesiaEspanha, 2000, 110 min, legendas em português, suspenseRoteiro: Jorge Gerricaechevarría, Álex de la IglesiaElenco: Carmen Maura, Jesús Bonilla, Eduardo Antuña, Terele Pávez, Enrique Villén,Classificação indicativa: 18 anos
Sinopse
Julia é uma corretora de imóveis. Querendo desfrutar de uma noite romântica, ela vai dormir com o namorado num dos apartamentos que está vendendo. Enquanto novos inquilinos não chegam, ela desfruta do conforto do lugar, entre sofás de couro legítimo e um colchão de água ideal para fazer amor. Certo dia, no entanto, bombeiros e outros moradores arrombam um apartamento e ali encontram, no meio de sacos de lixo, ratos e baratas, o cadáver de um homem, que morreu e foi esquecido. Julia vasculha os pertences do morto e acaba descobrindo uma enorme quantia de dinheiro guardada. Imaginando-se milionária, ela não percebe que todos à sua volta querem colocar as mãos no mesmo tesouro.


