
9ª edição da Jornada do Patrimônio: confira a programação artística oferecida neste sábado (19), no Centro de São Paulo. Atividades são gratuitas.
Theatro Municipal
Theatro Municipal - História viva: experiências com jogos de interpretação
Visita educativa
19/8 (Sábados), 10h
Duração: 120 min/ Reserva de ingressos pelo site/ Classificação indicativa: acima de 14 anos
Inspirada nos jogos de RPG, a visita História Viva convida o público a assumir diferentes papéis em uma história construída coletivamente no Theatro, tendo como ponto de partida seu evento de inauguração, em 1911.
Visita Educativa pelo Theatro Municipal
19/08, às 11h, 13h e 14h30
As visitas educativas ao Complexo Theatro Municipal apresentam conteúdos históricos e artísticos do Theatro, estimulam o diálogo e a participação dos grupos, passando por seus principais espaços. Duração: 75 min / Classificação indicativa: livre/ Reserva de ingressos pelo site do Theatro
Biblioteca Mário de Andrade
Visita Guiada Performática
Visitas guiadas na Mário
Sinopse: Conduzidos por personagens marcantes da literatura brasileira, o público conhecerá a história da instituição Biblioteca Mário de Andrade desde sua fundação. A visita guiada contemplará os espaços da Seção Circulante, Espaço Tula Pilar Ferreira, auditório Rubens Borba de Moraes, Sala de Artes, Coleção São Paulo e Mapoteca, Sala Infantil, Seção de Obras Raras e Especiais, Coleção Geral, Sala Silenciosa, terraço e Hemeroteca. Com o ator Jandilson Vieira como Mário de Andrade.
Linguagem: Visita Guiada
Dia e horário: 19/08 às 11h e às 15h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min
Acessibilidade: Libras
Pateo do Collegio
Nossa História & Show Komboza
Komboza Arte e Cultura/Animarte
Sinopse: O Cortejo Nossa História levará as pessoas a conhecer o Triângulo Histórico da cidade de São Paulo. Músicos e atores se unem trajados de personagens históricos, interagindo com o público por meio de rodas, brincadeiras e danças, culminando no performático Show Komboza.
Linguagem: Cortejo teatral e Música
Dia e horário: 19/08 às 09h30 e às 13h30
Local: Pateo do Collegio
Ponto de encontro: Pateo do Collegio
Classificação indicativa: maiores de 12 anos
Duração: 70 min
Acessibilidade: Libras
Arquivo Histórico Municipal
Aula aberta - Tecendo Memórias em Imagens e Sons
Artista-educador: Eduardo Oliveira
Sinopse: O encontro tem como proposta oferecer uma abordagem teórica e reflexiva sobre o uso de imagens de arquivo no domínio do cinema documentário. O objetivo é que os participantes sejam estimulados a refletir sobre o poder das imagens que evocam o passado, a necessidade de registro para os que nunca fizeram parte da “história oficial” e a possibilidade de construir e reconstruir determinadas visões históricas através da leitura das imagens de arquivo e sua retomada no documentário.
Linguagem: Aula aberta
Dia e horário: 19/08 às 10h
Local: Arquivo Histórico
Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro
Classificação indicativa: Livre
Duração: 180 min
Vagas: 35
Acessibilidade: Libras
Oficina: Blueprint
Pamela Nascimento (educadora) e a Ana Julia Pradas (estagiária de conservação e restauro) da equipe Educativo Arquivo Histórico
Sinopse: Blueprint: métodos de impressão em cartografias e desenhos de arquitetura no acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. Nessa oficina o público terá contato com o acervo do Arquivo Histórico Municipal, em especial, documentos cartográficos e desenhos de arquitetura em blueprint, técnica de impressão fotográfica que surgiu no século XIX, também conhecida como cianotipia. Os inscritos poderão experimentar a técnica e produzir seus próprios cianótipos a partir de desenhos em transparência e objetos por contato.
Linguagem: Oficina
Dia e horário: 19/08 às 13h30
Local: Arquivo Histórico
Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro
Classificação indicativa: a partir de 9 anos
Duração: 150 min
Visitas Educativas Patrimoniais mediadas pelo Educativo do Museu da Cidade
Sinopse: O público é convidado a embarcar em uma jornada de descoberta e aprendizado, onde cada casa se torna um portal para o passado e um testemunho vivo da evolução da nossa cidade. Durante as visitas, a equipe educativa compartilhará histórias, curiosidades e detalhes arquitetônicos de cada local.
Linguagem: Visita Educativa
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min
Dias, horários e Locais de Atendimento:
19 e 20/08, às 10h e às 14h
Chácara Lane
Rua da Consolação, 1024
CAIXA CULTURAL
VISITA PATRIMONIAL
Sinopse: A atividade consiste em uma visita exploratória pelo Edifício Sé, prédio onde está localizada a CAIXA Cultural São Paulo. Durante a visita serão abordados os aspectos da construção, história e elementos arquitetônicos.
Linguagem: Visita patrimonial
Dia e horário: 19/08 às 11h
Local: CAIXA CULTURAL SP
Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo - SP
Classificação indicativa: Livre
Vagas: 20
Duração: 60 min
Acessibilidade: Libras
Vitória-Régia, a estrela das águas
Educativo Gente Arteira
Sinopse: Contação de história inspirada em lendas brasileiras: "Vitória-Régia, a estrela das águas" e "Caipora, a guardiã da floresta".
Linguagem: Contação de História
Dia e horário: 19/08 às 15h
Local: CAIXA CULTURAL SP
Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo - SP
Classificação indicativa: Livre
Vagas: 45
Duração: 45 min
Acessibilidade: Libras
Workshop de Fotografia Básico
Educativo Gente Arteira
Sinopse: Em diálogo com a exposição Na exposição Presenças: (re)Ver São Paulo, convidamos o público a participar de um workshop de fotografia básico. Utilizando qualquer tipo de câmera fotográfica os participantes irão aprender noções básicas de luz, composição e enquadramento para diferentes gêneros de fotografias artísticas, fotojornalismo, de produtos, arquitetura, entre outros.
Os participantes deverão levar câmera fotográfica ou dispositivos com câmera.
Linguagem: Curso
Dia e horário: 19/08 às 15h
Local: CAIXA CULTURAL SP
Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo - SP
Classificação indicativa: 16 anos
Vagas: 20
Duração: 180 min
Solar da Marquesa e Casa da Imagem - MCSP
Vozes do Samba Paulista
Rodrigo Godoy, Mariana Rezende e Osvaldo Sant’anna
(Educativo Museu da Cidade de São Paulo)
Sinopse: Buscando dialogar sobre as manifestações culturais na cidade, o educativo do Museu da Cidade de São Paulo convida Vinícius Nonato para realizar uma roda de conversa sobre os sambistas paulistas e o modo como criaram formas de se expressarem a partir de suas músicas, festas e encontros. Para isso, serão utilizadas obras de Geraldo Filme, Plínio Marcos, Leci Brandão entre outras figuras importantes que cantam sobre o samba paulista. Rememoramos tradições como o samba de umbigada, samba de bumbo, cordões carnavalescos e tiririca, trabalhando as noções de corporalidade, território, patrimônio, materialidades e estética.
Linguagem: Conversa
Dia e horário: 19/08 às 14h
Local: Solar da Marquesa e Casa da Imagem - Museu da Cidade de São Paulo
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min
Acessibilidade: Possui acessibilidade arquitetônica e pranchas táteis.
Pagode na Lata
Sinopse: Pagode na Lata faz sua tradicional roda de samba com clássicos do samba e pagode. Grupo formado por trabalhadores e usuários do território conhecido como Cracolândia vem por meio do samba quebrar estigmas das populações periféricas.
Linguagem: Música
Dia e horário: 19/08 às 16h
Local: Beco do Pinto (em frente)
(O Beco fica entre o Solar da Marquesa e a Casa da Imagem)
R. Roberto Simonsen, 126
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min
Acessibilidade: Libras
Chácara Lane - MCSP
Chá. Um viaduto, algumas histórias.
Visita à exposição com Ana Paula Nascimento
Sinopse: Visita comentada apresenta os projetos que participaram do concurso para o novo viaduto, lançado pela Prefeitura na década de 1930. A partir de rica iconografia, que resgata a cronologia e contextualiza a relevância do Viaduto do Chá, a exposição reúne fotografias pertencentes ao acervo do Museu da Cidade de São Paulo com as de outras instituições de memória, tais como as bibliotecas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e o Instituto Moreira Salles.
Linguagem: Visita comentada/ exposição
Dia e horário: 19/08 às 11h
Local: Chácara Lane
Rua da Consolação, 1024
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min
Acessibilidade: Possui acessibilidade arquitetônica e pranchas táteis.
Centro Cultural Olido
Cria
Cia Suave
Sinopse: Cria nasceu em 2017, segundo espetáculo da companhia, inspirado na dancinha, estilo de dança derivado do passinho, e explora uma mistura de afetos através do entrelaçamento do funk com a dança contemporânea, e de uma potente pesquisa sonora. O convite do corpo que dança e cria é para deslizar onde a vida jorra. As relações criam movimentos, e a dança recém nascida é filha dos afetos.
Linguagem: Dança
Dia e horário: 19/08 às 19h
Local: Centro Cultural Olido
Av. São João, 473 - Centro
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 min
Capacidade do Público: 297 pessoas
Monumento ao Migrante Nordestino
Algum desses é seu parente?
Coletivo Estopô Balaio
Artistas: Dandara Azevedo (performer) Keli Andrade (performer) Jeffs Silvério (performer) Jéssica Marcele (performer) Jaque Alves (performer) Laís Farias (performer) Dunstin Farias (performer) Silvana Farias (performer) Josué Bob (percussionista) Thiago Babalotim (percussionista) Giovani Facchini (flautista) Ana Carolina Marinho (direção) Maíra Azevedo (diretora assistente) Rodrigo Silbat (preparador corporal e diretor de movimentos) Wemerson Nunes (produtor) Mara Carvalho (figurinista e diretora de arte) Juão Nyn (dramaturgo e diretor de arte) Lisa Ferreira (assistente de produção)
Sinopse: Algum desses é seu parente? é um cortejo musical do Coletivo Estopô Balaio que nos convoca a rememorar nossa ancestralidade. Músicas são entoadas para relembrar o Cerco de Piratininga, o maior levante indígena de São Paulo, que ocorreu em 1562 e foi confabulado em Ururay, território ancestral que hoje compreende os bairros de São Miguel Paulista, Jardim Romano, Itaim Paulista e outros. A memória e resistência indígenas da zona leste de São Paulo encontram coro entre corpos de migrantes e parentes.
Linguagem: Cortejo Musical / Culturas Populares
Dia e horário: 19/08 às 12h
Local: Monumento ao Migrante Nordestino
Largo da Concórdia / Av. Rangel Pestana, 2063 - Brás
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Acessibilidade: Libras
Estação Brás / São Miguel Paulista
Reset Brasil
Coletivo Estopô Balaio
Sinopse: Quer embarcar na viagem teatral pelo trem, ruas e memórias apagadas de São Miguel de Ururay? O espetáculo Reset Brasil convida o público a sonhar rotas de fuga para o Brasil. Ao embarcar no trem, na estação Brás, rumo a São Miguel Paulista, mergulha em um transe: o Brasil sumiu do mapa. Munidos com aparelhos sonoros, o público vai sendo guiado por vozes de crianças e anciãos que falam em português e em diversos idiomas nativos. O público desembarca em São Miguel Paulista e é recepcionado por um levante indígena no Jardim Lapena.
Linguagem: Intervenção Artística/ Culturas Populares/Teatro
Dia e horário: 19/08 às 15h
Local: Brás / São Miguel Paulista
Estação Brás - Viaduto Maestro Alberto Marino - Brás
Ponto de encontro: Plataforma 6/7 da CPTM - linha 12 Safira (a produção do espetáculo receberá o público na plataforma)
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 240 min
Acessibilidade: Libras
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
Partir e Ficar: Hotéis e Seus Usos Sociais no Centro de São Paulo
Renato Cymbalista e Monica Mantovani Goulart
Sinopse: Caminhada pela Avenida Ipiranga, investigando as memórias e a história viva em sua arquitetura. Partindo de edifícios icônicos da rede hoteleira paulista do início do século XX como Hilton, Edifício Itália e Europa Palace, até os processos de moradia social do século XXI, esta jornada propõe um olhar focado nos prédios, seus usos e transformações, que indicam que tipo de cidade somos e qual cidade desejamos ser.
Linguagem: Roteiro Cultural
Dia e horário: 19/8 às 10h
Local: Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Rua da Consolação, 585
Classificação indicativa: Livre
Duração: 150 min
Ingressos: Portal Sesc SP ou presencialmente na Unidade. Grátis.
Centro Cultural Vila Itororó e Centro de Cultural Negras Jabaquara
Yabás - Orixás femininos no Culto do Candomblé
Americo Correia
Sinopse: Uma mostra dos trabalhos do artista plástico Americo Correia, através da linguagem e técnica individual desenvolvida pelo artista. Candomblecista e consagrado filho de Airá (divindade africana iorubá). O invisível litúrgico, representado pelos mitos que envolvem as divindades africanas, sempre foram presentes na vida do artista. Suas peças vestem divindades de terreiros de norte a sul do país. Neste momento, o artista paulista sairá dos terreiros para expor seu trabalho e atender a ânsia de tornar público seu processo criativo particular, em um universo pessoal inédito no ambiente das artes visuais. O artista atribui cor, forma e textura as divindades do panteão negro brasileiro e torna o universo do candomblé mais que o mise en scène da criação do mundo, mas uma grande viagem através de olhares, mistérios e significados.
Linguagem: Intervenção Artística/ Culturas Populares
Dia e horário: de 19/08 a 31/08 - CC Vila Itororó e de 31/08 a 21/09 - CC Negras Jabaquara
Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista
Classificação indicativa: Livre
SESC CARMO
Caminhada São Paulo Negra
Guia Negro
Sinopse: A Caminhada São Paulo Negra apresenta o centro da capital paulista sob a perspectiva do protagonismo negro, trazendo importantes informações históricas da cultura negra presente na constituição e trajetória dos bairros Sé e Liberdade. O roteiro consiste em um circuito a pé que inclui visitação ao Museu da Cidade, às estátuas de Joaquim Pinto de Oliveira (Tebas), Zumbi dos Palmares e Madrinha Eunice, e à Capela dos Aflitos. O objetivo é caminhar por lugares que despertam memórias de personagens negros e negras que fizeram história em São Paulo, contemplando narrativas do passado, presente e futuro do povo negro na cidade.
Linguagem: Roteiro Cultural
Dia e horário: 19/8 às 9h45
Local: Sesc Carmo (saída e retorno)
Rua do Carmo, 147
Classificação indicativa: Livre
Duração: 195 min
Ingressos: Portal Sesc SP ou presencialmente na Unidade. Grátis.
Vai de Roteiro na Jornada
O Programa Vai de Roteiro da Secretaria Municipal de Turismo está na Jornada com uma série de passeios gratuitos pela cidade de São Paulo.
Roteiro Liberdade
Ponto de encontro: Bilheteria do Metrô Japão-Liberdade
19/08 às 10h
Itinerário: Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, Rua dos Estudantes, Rua dos Aflitos, Capela Nossa Senhora dos Aflitos, Sogo Plaza Shopping, Rua Thomaz Gonzaga
Largo da Pólvora, Museu da Imigração Japonesa.
Reserve o ingresso pelo Sympla. Clique aqui
Roteiro Mercado Municipal
Ponto de encontro: Portão 1. Rua da Cantareira, 306 - Sé
19/08 e 20/08 às 10h, 11h30 e às 15h
Itinerário: Dependências internas do Mercado
Reserve o ingresso pelo Sympla. Clique aqui
Condomínio do Edifício Matarazzo
Visita guiada
19/08 e 20/08 às 10h30, 11h30, 14h30 e 16h30
Endereço: Viaduto do Chá, n°15
Ingressos: Na recepção do Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura – Viaduto do Chá, n°15, com 1h de antecedência.
Roteiro Centro Novo
Ponto de encontro: Térreo do Shopping Light, em frente ao letreiro “Eu Amo SP”
19/08 às 10h e às 14h
Itinerário: Shopping Light, Theatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Praça Dom José Gaspar, Galerias Icônicas do Centro Novo, Edifício Louvre, Avenida São Luís, Copan, Edifício Itália, Avenida Ipiranga, Praça da República, Galeria do Rock e Sesc 24 de Maio
Reserve o ingresso pelo Sympla. Clique aqui


