4/6/2024

April 20, 2024
Edifício Copan
Copan Artproject | Programação paralela da SP-Arte

“Quantum”, de Alexandre Vianna, inaugura o Copan Artproject, espaço independente de experiências artísticas e site-specifics no Centro de São Paulo.

Abertura acontece no sábado, dia 6 de abril, durante a semana da SP-Arte, no icônico edifício Copan, projetado por Niemeyer.

Site-specific pode ser visitado das 13h às 19h, com entrada franca.

Alexandre Vianna foi o artista convidado para inaugurar o Copan ArtProject, espaço independente destinado a site-specifics e experiências artísticas, no icônico edifício Copan, desenhado por Niemeyer, no centro de São Paulo. Em “Quantum”, projeto criado sob medida para o espaço, o artista paulista mistura fotografia, pintura e projeções audiovisuais, foco de sua pesquisa com fotografia expandida. A abertura acontece no sábado, dia 6 de abril, durante a semana da SP-Arte. O site-specific de Alexandre Vianna pode ser visitado até 20 de abril, das 13h às 19h, com entrada franca.

Em seu trabalho artístico, Alexandre Vianna investiga a fusão da fotografia com diferentes materiais, como a pintura, e em variados suportes, como folhas de ouro. Sua pesquisa volta-se para os limites entre linguagens, numa busca de ressignificação da arte fotográfica e figurativa por meio de múltiplas camadas, físicas e simbólicas. Em suas colagens e projeções, o artista utiliza fotografias de corpos humanos impressas em materiais inusitados, misturadas a camadas de tinta e tecidos, remetendo ao processo de desvanecimento da memória. “Na opacidade das figuras busco retratar a força da essência humana. No distanciamento da identidade, procuro estimular a reflexão e a fuga dos sentidos”, diz ele.

Além de projeções sobre tecidos que pendem do teto, o site-specific de Alexandre reúne telas onde ele mistura pintura acrílica e folhas de ouro ou prata, sobre as quais imprimiu fotografias com tintas arquiváveis. "Nos retratos, a partir de silhuetas busco retratar a força invisível que envolve o indivíduo, na busca de sentimentos profundos. São imagens se contrapõem aos padrões midiáticos contemporâneos de estética, beleza e pasteurização, buscando capturar a essência da força humana”, diz ele.

SOBRE ALEXANDRE VIANNA

Nascido no Irã em 1974, Alexandre foi registrado na embaixada do Brasil como brasileiro nato. Aos 12 anos, em São Paulo, encontrou no skateboard um mundo de contracultura e de arte urbana dos anos 90, do qual fez parte, criando sua identidade criativa. Estudou fotografia e arte, formou-se em Comunicação Social e Roteiro de Cinema, e participou de Masterclass em Cinematografia, em Los Angeles, na ASC - American Society of Cinematographers. Realizou diversas exposições coletivas e colaborativas. Em 2012, lançou seu livro e exposição individual, intitulado "Streeteiro", no Museu Paço das Artes (SP). Em 2017, foi premiado como melhor diretor de videoclipe do ano no VMF, Festival de Video Music. O trabalho artístico de Alexandre Vianna teve início na fotografia, a partir de experiências com papéis, tintas, tecidos, vídeos e projeções, mesclados aos processos fotográficos tradicionais. Além de realizar seu trabalho autoral, Alexandre atua como diretor de fotografia na indústria cinematográfica, trazendo a bagagem da narrativa e da luz cinematográfica.

Abertura do Copan Art-Project

“Quantum” - site-specific de Alexandre Vianna

Dia: 6 de abril de 2024 (sábado)

Hora: das 13h às 19h