
Carnaval de Rua ABASP
A ABASP (Associação das Bandas carnavalescas de São Paulo) é uma associação que representa os blocos de carnaval. Sua missão é preservar as manifestações de rua do carnaval paulistano. A ABASP organiza desfiles e eventos carnavalescos, promovendo a cultura e a alegria do carnaval de rua.
Já são 12 blocos confirmados com programação por toda a cidade, e 5 delas estarão na região central da cidade. Quer saber quais são? Confira as bandas e a programação abaixo:
-
Banda do Fuxico
Área de atuação: República (Centro)
Data do Desfile: 04/02/2024
Horários: Concentração: 12:00hs, Desfile: 18:00hs, Encerramento: 22:00hs. Concentração: Largo do Arouche, 88.
Trajeto: Largo do Arouche, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Praça da República, Av. São Luiz, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. Dr Vieira de Carvalho, Largo do Arouche (dispersão).
Público Estimado: 5.000 pessoas.
Histórico da Banda: Nasceu em 2000 com o intuito de resgatar os grandes Blocos de Rua da cidade de São Paulo, reunindo uma grande massa de foliões no Centro da Cidade. O Bloco traz a alegria para, aproximadamente, vinte mil foliões. A BANDA DO FUXICO é a Primeira Banda, oficialmente, LGBTQIPA+ de São Paulo.
-
Banda Redonda
Área de atuação: República (Centro)
Data do Desfile: 05/02/2024
Horários: Concentração: 17:30hs, Desfile: 20:00hs, Encerramento: 23:00hs. Concentração: Rua Theodoro Baima.
Trajeto: Rua Theodoro Baima, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Rua Theodoro Baima (Dispersão).
Público Estimado: 4.000 pessoas.
Histórico da Banda: A Banda Redonda foi fundada em 12/01/1974 por atores e profissionais de teatro e cinema. A Banda Redonda desfila todas as segundas-feiras, antes do carnaval, pelas principais avenidas e ruas centrais da cidade, cantando seu hino "Marcha Redonda", marchas, frevos, sambas de velhos e tradicionais Reinados de Momo. Artistas consagrados de teatro, cinema e televisão, se misturam com o povão, no embalo dos músicos e puxadores tradicionais como: Germano Mathias e João Pedro, Renato Borghi, Sonia Guedes, o diretor de teatro e cinema Emílio Fontana, médico Dráuzio Varela, autor do livro Carandiru, entre outros.
-
Banda Umes Caras Pintadas
Área de atuação: Bixiga / Bela Vista (Centro)
Data do Desfile: 06/02/2024
Horários: Concentração: 17:00hs, Desfile: 19:00hs, Encerramento: 22:00hs. Concentração: Rua Rui Barbosa, 323.
Trajeto: Rua Rui Barbosa, 323, Rua João Passalaqua, Rua Santo Antonio, Rua 13 de Maio, Rua Rui Barbosa, 323 (Dispersão).
Público Estimado: 2.000 pessoas.
Histórico da Banda: O Bloco Umes Caras pintadas é a entidade carnavalesca oficial da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo UMES/SP. Fundado em 1994, pela Diretoria de Cultura da entidade, com o intuito de resgatar, através dos estudantes paulistanos, a mais popular das manifestações culturais do nosso povo.
-
Banda do Candinho Carnavalesca
Área de atuação: Bixiga / Bela Vista (Centro)
Data do Desfile: 07/02/2024
Horários: Concentração: 19:00hs, Desfile: 21:00hs, Encerramento: 00:00hs. Concentração: Rua Santo Antônio X Rua 13 de Maio.
Trajeto: Rua Santo Antônio, Rua Martinho Prado, Rua Martins Fontes, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luiz, Viaduto 9 de Julho, Rua Santo Antônio, Rua 13 de Maio (dispersão).
Público Estimado: 3.000 pessoas.
Histórico da Banda: Fundada a 13 de setembro de 1981 na Redação do Jornal Popular da Tarde/Diário Popular, a BANDA DO CANDINHO CARNAVALESCA teve festa inaugural na Quadra de Ensaios e Eventos da Sociedade Rosas de Ouro na Ponte da Freguesia do O. No final deste mesmo mês, aconteceu o lançamento oficial da Agremiação Carnavalesca no Estádio Cícero Pompeo de Toledo, o Morumbi, pertencente ao São Paulo F. C., antes do jogo S. C. Corinthians Paulista 2x2 Santos F. C., contando com a presença da Bateria da Escola de Samba Unidos de São Miguel Paulista e lindas passistas para um público de mais de 100 mil torcedores. A partir do Carnaval de Rua de São Paulo de 1982 a BANDA DO CANDINHO CARNAVALESCA passou a desfilar pelas ruas do bairro do BIXIGA/BELA VISTA e ruas centrais da Capital paulista com a presença de milhares de foliões ao som das tradicionais Marchinhas, Sambas e Frevos.
-
Banda do Trem Elétrico
Área de atuação: Consolação / Bela Vista (Centro)
Data do Desfile: 09/02/2024
Horários: Concentração: 18:00hs, Desfile: 20:00hs, Encerramento: 23:00hs. Concentração: Rua Augusta X Rua Luiz Coelho.
Trajeto: Rua Augusta, Rua Martins Fontes, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal (dispersão).
Público Estimado: 3.000 pessoas.
Histórico da Banda: A Banda do Trem Elétrico foi fundada em 1984, basicamente por metroviários, que, inicialmente, reuniam-se na área de lazer do pátio do estacionamento do metrô Jabaquara. Com a adesão de funcionários, amigos e simpatizantes da Banda, ela cresceu muito e hoje desfila pelo Centro de São Paulo, e é composta, fundamentalmente, por metroviários, amigos e bancários da região da Av. Paulista e a população em geral, que nunca deixam de participar desta grande festa de rua, com descontração e muito samba no pé. Na quadra, os foliões ganham o caldo de sobrevivente.


