
Música | Night Clube | Cineclube Cortina
Cineclube Cortina recebe estreia do CanvasLives, uma experiência com foco em visual music
Tradicionalmente, no início da noite as cadeiras são recolhidas e a pista de dança do Cineclube Cortina toma conta da plateia, contudo, a tela de cinema continua como a protagonista e, dessa vez, pelas mãos de artistas de visual music no Canvas Lives que opera a partir do label de tech art Canvas Audiovisuais, e faz sua estreia na programação da casa no Centro de São Paulo, a partir das 23h do dia 19 de agosto.
“Estamos muito animados em fazer esse debut do Canvas Lives num formato de festa em uma casa como o Cineclube Cortina que vive tão intensamente o seu propósito cultural e expandindo o nosso projeto. Um espaço que se propôs a quebrar o status quo do entretenimento audiovisual da cidade e que, agora, dá um passo além, apontando para o futuro no qual possibilita uma nova forma de conexão das pessoas com a música e as imagens produzidas ao vivo”, explica Felipe Brait, produtor e curador do evento.
O Canvas Lives preza pela diversidade de linguagens dentro da Visual Music. Assim, a pista e a tela serão invadidas por videomixagens, colagens, 3D, motion graphics e inteligência artificial, sempre apresentando uma gama esteticamente poderosa de repertórios visuais aplicados. Na música, uma experiência única que passa pela ambientação etérea do cinema ao vivo, pelo Live Act, rock, synthpop pop, drum`n`bass, techno e suas vertentes.
Colabs entre artistas experientes na cena
A proposta do formato Canvas Lives é circular com colabs criativas entre artistas bastante experientes na cena do audiovisual expandido combinando elementos da música eletrônica dançante com uma grande diversidade técnica de linguagens visuais em constante evolução prática que, juntas, formam uma experiência narrativa completa.
Nesta edição no Cine Clube Cortina, a programação da noite conta com seis apresentações bem diversificadas entre si enquanto abordagem artística.
Abrindo a sessão teremos a apresentação da performance “Lilien” alter ego da DJ e multiartista Livia Massei, combinando elementos do cinema noir com música eletrônica incidental. Na sequência haverá o lançamento do novo projeto audiovisual do consagrado designer Alexandre Soma, chamado “Transdata”.
Outra apresentação que também faz no Canvas Live o lançamento de seu projeto de live AV, a dupla “AFF”, formada pelo artista visual Achiles Luciano e pelo produtor musical e ativista Felinto, que estreiam uma nova performance em uma parceria criativa.
“Nottwo” é um duo de audiovisual autoral formado pela produtora musical Raquel Krugel e pelo VJ Não Consta, que estão construindo um universo próprio de arte digital abstrata dentro de uma construção narrativa minimalista e espacial.
Completam a programação, a live AV session de Audiovisualismo (Flavio Reis), experimentando novas técnicas de áudio e vídeo a partir do uso de inteligência artificial, e fecham a noite o feat entre VJ Ligia Afonso e DJ Max Underson, com muito techno experimental em alta voltagem.


