
Biblioteca Mario de Andrade | Aula | 100 anos de Italo Calvino - As cidades invisíveis
Dia 24 de maio, quarta-feira, a Mário celebra o centenário de Italo Calvino com uma aula magna presencial imperdível!
Nascido em Cuba, em 1923, Italo Calvino foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX, autor de novelas e romances, livros de contos e ensaios. Traduzida para dezenas de idiomas, sua obra é marcada pela inventividade, pelo alto poder de reflexão e pelos inúmeros diálogos que estabelece com a tradição literária.
Em 1972, Calvino publicou um de seus livros mais aclamados, "As cidades invisíveis", que influenciou e segue influenciando não apenas literatos, mas também arquitetos, artistas e urbanistas do mundo inteiro. Segundo Adriana Iozzi Klein, especialista no autor e responsável pela aula magna, o "romance" - entre aspas, "dada sua forma híbrida e seu caráter fortemente antinarrativo" - tem como fio condutor, paralelamente à discussão sobre a cidade, "a reflexão sobre a linguagem, isto é, sobre a relação entre as coisas e as palavras, entre os sentimentos vivenciados e os signos usados para representá-los".
Neste encontro, a professora da USP, que acaba de lançar um livro sobre a obra, fala sobre como a narrativa exprime uma espécie de filosofia do autor, ainda fundamental para as discussões contemporâneas sobre literatura e espaço urbano. O evento é gratuito como toda a programação cultural da Mário. As senhas ficam disponíveis na recepção com uma hora de antecedência e haverá interpretação simultânea em Libras.


